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Título: A utilização das TIC no planejamento da aula de música dos egressos do curso de licenciatura em Música a distância da UnB
Autor(es): Santos Júnior, Josué Berto dos
Orientador(es): Marins, Paulo Roberto Affonso
Assunto: Tecnologia da informação e da comunicação
Música - instrução e estudo
Ensino a distância - ensino superior
Data de publicação: 12-Mar-2018
Referência: SANTOS JÚNIOR, Josué Berto dos. A utilização das TIC no planejamento da aula de música dos egressos do curso de licenciatura em Música a distância da UnB. 2017. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de estudo a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no planejamento da aula de música dos egressos do curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo geral desta pesquisa buscou investigar como ocorre a utilização das TIC no planejamento da aula de música do egresso do curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB. Como objetivos específicos desta pesquisa procurou-se identificar o contexto de atuação docente dos egressos; identificar quais as TIC são utilizadas na aula de música dos egressos; evidenciar como os egressos planejam o uso das TIC para a aula de música e quais os resultados alcançados; compreender de que forma as TIC, como elemento mediador durante sua formação, auxiliam na aula de música dos egressos nos contextos de atuação. A justificativa apoia-se no fato de que as utilizações das TIC fizeram parte da formação dos egressos, segundo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e que se faz necessário o acompanhamento da inserção do egresso no mercado de trabalho por meio de pesquisas. Como procedimentos metodológicos a pesquisa teve um caráter qualitativo, por meio de um estudo de entrevista com cinco egressos do curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB da turma de 2011 do polo de apoio presencial de Ipatinga-MG. O aporte teórico está fundamentado na teoria da base de conhecimento (SCHULMAN, 1986) e no conhecimento tecnológico pedagógico do modelo TPACK (MISHRA; KOEHLER 2006; BAUER, 2014). Como resultados da pesquisa percebe-se que as TIC estão presentes no planejamento da aula de música dos egressos, da elaboração até a prática, porém há necessidade de desenvolver um pensamento critico-reflexivo das TIC para a educação musical. No contexto de atuação foi observado que os egressos atuam não são somente na educação básica pública e privada, como previsto no PPC, mas houve participação no ensino especializado em música, nas intuições religiosas e na educação especial. As TIC mais utilizadas pelos os egressos investigados foram: o computador, softwares de gravação de áudio e vídeo, editores de partituras, dispositivos móveis, aplicativos, sites e internet, mas tais TIC não foram criadas para o uso educacional. Por meio do conhecimento pedagógico tecnológico dos egressos são feitas adaptações no uso pedagógico musical. Os egressos reconhecem que a formação musical por meio das TIC tem influenciado muito nas suas aulas de música e destacam que as TIC são ferramentas e meios que auxiliam a aula de música contextualizada para gerações de nativos digitais. Espera-se que futuras pesquisas abordem os outros conhecimentos do modelo TPACK como o conhecimento tecnológico de conteúdo, conhecimento tecnológico na atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Música a distância da UnB, sobre a construção de currículo em música com as TIC, contextualizado com as políticas educacionais da contemporaneidade.
Abstract: This research had as a subject of study the use of information and communication technologies (ICT) in the planning of the music class of the graduates of the distance education undergraduate degree program in of University of Brasília (UnB). The general purpose of this research sought to investigate how the use of ICT occurs in the planning of the music class of the graduates of the UnB distance education undergraduate degree program in music. As specific objectives, this research sought to identify the context of teaching of the graduates; Identifyi which ICT are used in their classes; highlight how the graduates plan the use of ICT for music classes and what results achieved; Understand how ICT, as a mediator during its formation, assist in the music class of graduates in the contexts of acting. The justification is supported by the fact that the use of ICT has been part of the formation of the graduates, according to the pedagogical project of the course (PPC) and that it is necessary to accompany the insertion of the graduates in their professional lives through research. As methodological procedures, the research had a qualitative character, through an interview study with five graduates of the distance education undergraduate degree program in music of UnB of the class of 2011 of the learning center of Ipatinga-MG. The theoretical contribution is founded on theory of the knowledge base (SCHULMAN, 1986) and the pedagogical technological knowledge of the TPACK Model framework (MISHRA; KOEHLER 2006; Mr. BAUER, 2014. As research results it was found that ICT are present in the planning of the music class of graduates, from elaboration to practice, but there is a need to develop a critical-reflective thought of ICT for musical education. In the context of teaching it was observed that the graduates are working not only in public and private basic education sector, as foreseen in PPC, but there was participation in the specialized schools of music, religious intuitions and special education. The most commonly used ICT by the graduates investigated were: computer, audio and video recording software, music notation software, mobile devices, apps, websites and Internet, but such ICT were not created for educational use. Through the technological pedagogical knowledge of the graduates, adjustments are made to the pedagogical musical use. The graduates acknowledge that musical formation through ICT has greatly influenced its music classes and highlight that ICT are tools and means that assist the music classroom contextualized for generations of digital natives. It is hoped that future research will cover the other aspects of the TPACK framework model as the technological knowledge of content, technological knowledge in the teaching of the graduates of the distance education undergraduate degree program in music of UnB, as well as concerning the construction of a curriculum in music with ICT, contextualized with contemporary educational policies.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

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