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Título: Oswaldo Amorim : gestos didáticos fundadores e específicos no processo de ensino e aprendizagem do baixo elétrico
Autor(es): Menezes, Anco Marcos Silva de
Orientador(es): Pereira, Marcus Vinícius Medeiros
Assunto: Música - instrução e estudo
Instrumentos musicais
Músicos - formação profissional
Data de publicação: 2-Mar-2018
Referência: MENEZES, Anco Marcos Silva de. Oswaldo Amorim: gestos didáticos fundadores e específicos no processo de ensino e aprendizagem do baixo elétrico. 2017. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tem por objetivo geral descrever e compreender as ações inerentes ao processo de ensino do professor Oswaldo Amorim, com aporte na noção de gestos didáticos, tendo como interesse observar suas particularidades e possíveis contribuições para o ensino de baixo elétrico, uma vez que este professor teve uma influência marcante na minha formação como instrumentista e professor, podendo estar influenciando e contribuindo para a formação de outros instrumentistas e professores do referido instrumento, na cidade de Brasília e região. Em conjunto a isto, tem-se como objetivos específicos, analisar os gestos didáticos fundadores no ensino de baixo elétrico e os gestos didáticos específicos de Amorim, entendendo como estes gestos relacionam-se com os objetos de ensino em suas aulas de baixo elétrico. Para isto, a metodologia deste trabalho conta com a realização de uma revisão de literatura que consistiu em um levantamento de pesquisas que investigaram o ensino de instrumento, em aulas de professores de contrabaixo acústico e professores de outros instrumentos musicais, visando compreender como possíveis gestos didáticos, fundadores e específicos, têm aparecido em pesquisas anteriores a esta – tendo ciência da ausência de trabalhos acadêmicos, teses e/ou dissertações, que discorram sobre assuntos inerentes ao baixo elétrico. Desta forma, para melhor compreender os gestos didáticos fundadores e específicos presentes nas aulas de um professor de baixo elétrico, tomou-se como caminho metodológico a realização de uma entrevista e de observações de caráter não participante das aulas do professor Oswaldo Amorim. A entrevista com o professor, inspirada nas compreensões da entrevista narrativa proposta por Fritz Schutze, foi filmada, transcrita e apresentada de acordo com os objetivos desta pesquisa. As observações das aulas, ministradas pelo referido professor no segundo semestre de 2016, no Centro de Ensino Profissionalizante – Escola de Música de Brasília – CEP-EMB, foram filmadas e analisadas sob a ótica do referencial teórico dos gestos didáticos. Este referencial consiste da apropriação dos conceitos de gestos didáticos fundadores e gestos didáticos específicos advindos de autores como Schneuwly (2000), Aeby-Daghé e Dolz (2008), Nascimento (2011) e Barros (2012, 2013), em proposições emergidas a volta da teoria sócio-interacionista proposta pelo psicólogo belga Jean-Paul Bronckart. Desta forma, viabiliza-se o entendimento de como objetos de estudo se transformam em objetos de ensino por intermédio dos gestos didáticos fundadores e, posteriormente, em objetos efetivamente ensinados por meio dos gestos didáticos específicos. Sendo assim, esta passa a ser uma perspectiva que pode possibilitar análise de como os gestos didáticos inerentes ao professor de baixo elétrico, Oswaldo Amorim, podem estar contribuindo para a prática de ensino de baixo elétrico, e, consequentemente, para sua legitimação como professor bem sucedido, na capital brasileira.
Abstract: This qualitative, exploratory research aims to describe and understand the actions inherent to the teaching process of Professor Oswaldo Amorim, with contribution in the notion of didactic gestures, having as interest to observe their particularities and possible contributions to the teaching of electric bass , since this teacher had a marked influence in my training as an instrumentalist and teacher, being able to be influencing and contributing to the formation of other instrumentalists and teachers of said instrument, in the city of Brasília and region. In addition to this, we have as specific objectives, to analyze the founding didactic gestures in the teaching of electric bass and the specific didactic gestures of Amorim, understanding how these gestures relate to the objects of teaching in their classes of electric bass. For this, the methodology of this work counts on the accomplishment of a review of the literature that consisted of a survey of researches that investigated the teaching of instrument, in classes of teachers of acoustic bass and teachers of other musical instruments, in order to understand how possible didactic gestures , founders and specifics, have appeared in previous research to this - being aware of the absence of scholarly works, theses and / or dissertations, that talk about subjects inherent to electric bass. Thus, in order to better understand the foundational and specific didactic gestures present in the lessons of an electric bass teacher, a methodological approach was taken to conduct an interview and nonparticipant observations of Professor Oswaldo Amorim's classes. The interview with the professor, inspired by the comprehension of the narrative interview proposed by Fritz Schutze, was filmed, transcribed and presented according to the objectives of this research. The observations of the classes, taught by the aforementioned teacher in the second semester of 2016, in the Center of Vocational Education - School of Music of Brasília - CEP-EMB, were filmed and analyzed from the perspective of the theoretical reference of didactic gestures. This reference consists of the appropriation of the concepts of foundational didactic gestures and specific didactic gestures coming from authors such as Schneuwly (2000), Aeby-Daghé and Dolz (2008), Nascimento (2011) and Barros (2012, 2013) of the socio-interactionist theory proposed by the Belgian psychologist Jean-Paul Bronckart. In this way, it is possible to understand how objects of study become objects of teaching through the foundational didactic gestures and, later, in objects effectively taught through specific didactic gestures. Thus, this becomes a perspective that can enable an analysis of how the didactic gestures inherent to the teacher of electric bass, Oswaldo Amorim, may be contributing to the practice of electric bass teaching, and, consequently, to its legitimation as a teacher well in the Brazilian capital.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017.
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Agência financiadora: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal ( FAP-DF).
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

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