Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31320
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_MariaClaradoBúAraújo.pdf1,44 MBAdobe PDFView/Open
Title: Il était une fois... : a literatura de expressão francesa no ensino precoce
Other Titles: Il était une fois... : the french literature expression in the early learning
Authors: Araújo, Maria Clara do Bú
Orientador(es):: Reis, Maria da Glória Magalhães dos
Assunto:: Literatura francesa
Subjetividade - aprendizagem
Orientação educacional
Leitura - literatura
Issue Date: 28-Feb-2018
Citation: ARAÚJO, Maria Clara do Bú. Il était une fois... :a literatura de expressão francesa no ensino precoce. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: Nesta pesquisa propormos Orientações Didáticas Reflexivas (ODR’s) para contos de expressão francesa no contexto da educação infantil, a fim de comprovar que a experiência de leitura literária deste tenra idade, instiga a formação subjetiva, a alteridade e a vivência com a literatura. Para tanto, apresentamos a leitura performática dos contos em francês, como um meio, dentre os possíveis, de atrair a atenção das crianças para o narrado, favorecendo, a nosso ver, a experiência de leitura. Refletiremos, inicialmente, acerca da literatura, de sua relação com o ensino, da leitura dramática e como a prática pedagógica se apresenta como aspecto relevante, na relação afetiva com a literatura. Em seguida, serão apresentadas as ODR’s para os contos selecionados, com a descrição e reflexão da aplicação de uma dessas.
Abstract: In this research we propose Reflective Didactic Orientations (RDO’s in Portuguese DOR´sOrientações Didáticas Reflexivas) for French tales expression in the context of childhood education, in order to prove that the literary reading experience of this early age instigates subjective formation, alterity and experience with literature. For this, we present the performative reading of the French tales, as a means, among the possible ones, of attracting children's attention to what was narrated, favoring, in our view, the reading experience. We will initially reflect on literature, its relationship with teaching, dramatic reading and how pedagogical practice presents itself as a relevant aspect in the affective relationship with literature. Then, the RDO's will be presented for the selected tales, with the description and reflection of the application of one of these.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:TEL - Mestrado em Literatura (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/31320/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.