Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31295
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_GiovaniSilvaMachado.pdf901,02 kBAdobe PDFView/Open
Title: Impacto de longo prazo de reformas na Previdência utilizando um modelo de gerações sobrepostas
Authors: Machado, Giovani Silva
Orientador(es):: Ellery Junior, Roberto de Goes
Assunto:: Aposentadoria
Previdência social - aspectos econômicos
Mudanças demográficas
Aposentados - bem-estar
Issue Date: 26-Feb-2018
Citation: MACHADO, Giovani Silva. Impacto de longo prazo de reformas na Previdência utilizando um modelo de gerações sobrepostas. 2017. 62 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: Este trabalho procura avaliar o impacto de longo prazo do aumento da idade de aposentadoria sobre as variáveis macroeconômicas e sobre o bem-estar, por meio de simulações de um modelo de gerações sobrepostas (OLG) para o estado estacionário inicial, que é a situação atual, e para os estados estacionários finais, em que se consideram a mudança demográfica e cenários de aumento da vida laboral. As simulações realizadas apontam no sentido de que uma reforma da Previdência Social que estabeleça um aumento da idade de aposentadoria traz benefícios de longo prazo. O aumento do fator trabalho e a redução de tributos devidos à mudança elevam o produto no longo prazo e permitem um maior controle das despesas públicas por parte do Governo. O efeito sobre o bem-estar também é positivo: a elevação do produto e a redução de impostos fornece maior renda disponível aos indivíduos, que aumentam o consumo per capita ao longo do ciclo de vida.
Abstract: The study aims to evaluate the long-term impact of increasing the retirement age on macroeconomic variables and welfare through simulations of an overlapping generations (OLG) model for the initial steady state, which is the current situation, and for final stationary states, where demographic change and work-life increase scenarios are considered. The simulations carried out indicate that a Social Security reform that establishes an increase in the retirement age brings long-term benefits. The increase in the labor factor and the reduction of taxes due to the change raise the product in the long term and allow a greater control of the public expenses by the Government. The effect on well-being is also positive: raising output and reducing taxes provides higher disposable income to individuals, which increase per capita consumption over the life cycle.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:ECO - Mestrado em Economia (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/31295/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.