Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31288
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FernandoAntôniodeAraújoChacondeAlbuquerque.pdf6,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Arcabouço de arquitetura da informação para ciclo de vida de projeto de vocabulário controlado : uma aplicação em Engenharia de Software
Autor(es): Albuquerque, Fernando Antônio de Araújo Chacon de
Orientador(es): Lima-Marques, Mamede
Assunto: Arquitetura da informação
Recuperação da informação
Vocabulário controlado
Engenharia de software
Data de publicação: 22-Fev-2018
Referência: ALBUQUERQUE, Fernando Antônio de Araújo Chacon de. Arcabouço de arquitetura da informação para ciclo de vida de projeto de vocabulário controlado: uma aplicação em Engenharia de Software. 2017. 280 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A pesquisa que resultou nesta tese investigou processos de desenvolvimento e de avaliação de vocabulários controlados. Esta tese inclui os seguintes elementos: resultado de pesquisa bibliográfica sobre arquitetura da informação, recuperação da informação, organização da informação e representação da informação; proposta de arcabouço para ciclo de vida de projeto de vocabulário controlado; e exemplo de uso de elementos desse arcabouço na construção de um protótipo de vocabulário controlado no domínio da Engenharia de Software. O arcabouço proposto é composto por arquitetura de referência, modelo de domínio, modelo de qualidade e lista de atividades. Entre os elementos do modelo de qualidade proposto, existe uma lista de características de qualidade de vocabulários controlados. Os modelos propostos estão parcialmente alinhados a ferramentas semânticas existentes.
Abstract: The research that resulted in this thesis has investigated development and evaluation processes of controlled vocabularies. This thesis includes the following elements: results of a bibliographic research on information architecture, information recovery, information organization and information representation; proposal of a framework for controlled vocabulary project life cycle; and example of use of this framework during the construction of a prototype of a controlled vocabulary on the Software Engineering domain. The proposed framework is composed of reference architecture, domain model, quality model and list of activities. Among the elements of the proposed quality model, there is a list of controlled vocabulary quality characteristics. The proposed models are partially aligned to existing semantic tools.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FCI - Doutorado em Ciência da Informação (Teses)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.