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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31220
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Title: Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras : a educação como intervenção participativa
Other Titles: Democratization of management in the brazilian public schools : education as participatory intervention
Democratización de la gestión en las escuelas públicas brasileña : la educación como intervención participativa
Authors: Souza, Camila Rosa Fernandes
Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto:: Escolas - descentralização
Gestão democrática
Issue Date: Jan-2010
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: SOUZA, Camila Rosa Fernandes; YANNOULAS, Silvia Cristina. Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras: a educação como intervenção participativa. Revista Argumentum, Espírito Santo, v. 2, n. 1, p. 71-93, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/334/245>. Acesso em: 6 fev. 2018.
Abstract: Apresenta uma análise crítica do processo de democratização da gestão nas escolas públicas do Distrito Federal, na figura da Escola Classe 415 Norte de Brasília. A pesquisa privilegiou o uso das técnicas qualitativas de estudo de caso. Realiza análise documental (Proposta Pedagógica da unidade escolar, além da legislação vigente, em especial o Regimento Escolar das Instituições da Rede Pública de Ensino do DF), e entrevistas semi-estruturadas com atores da comunidade escolar. Foram entrevistados 4 professor@s, a coordenadora pedagógica, a orientadora pedagógica, a diretora, 2 auxiliares de educação (limpeza e portaria) e 5 mães de alun@s da escola. Utiliza cinco grandes temas para analisar a participação da comunidade escolar: 1) os espaços e mecanismos de participação; 2) quem participa e em que medida; 3) o entendimento do processo de descentralização e autonomia escolar; 4) a eleição do diretor e a construção da proposta pedagógica; e 5) o sentindo em si do que é participar. Identifica que a implantação do processo de gestão democrática a partir de uma diretriz política estratégica reflete a ausência de um debate aprofundado com os atores envolvidos no campo educacional, no qual desenvolvem diferentes sentidos e maneiras de agir.
Abstract: The article presents a critical analysis of the democratization process management in public schools in Distrito Federal, on the basis of Escola Classe 415 Norte of Brasília. The research privileged the use of qualitative techniques of case study. Document analysis were performed (Pedagogical Proposal of the school, in addition to current legislation, in particular the School Statute of Public Educational Institutions of DF), and semi-structured interviews with actors of the school community. Were interviewed, 04 teachers, the Pedagogical Coordinator, the pedagogical guide, the directress, 02 education assistants (cleaning and doorman) and 05 mothers of students from school. We use five themes to analize the school community participation: 1) the spaces and mechanisms for participation, 2) who participates and in what proportion 3) the understand of the process of decentralization and school autonomy, 4) the election of the director and the construction of pedagogical proposal and 5) the feeling itself of what is participate. It was possible to identify that the implementation process of democratic management from a strategic policy guidance reflects the absence of a thorough discussion with the actors involved in the educational field, which develop different meanings and ways of acting.
Resumen: Presenta un análisis crítico del proceso de domocraticazión de la gestión de las escuelas públicas del Distrito Federal, ejemplificado porla Escuela Clase 415 Norte de Brasília. La investigación privilegió el uso de técnicas cualitativas de estudio de caso. Fueron realizados análisis documental (Propuesta Pedagógica de la unidad escolar, además de la legislación vigente, en especial el Reglamento Escolar de las Instituciones de la Red Pública de Enseñanza del DF), y entrevistas semi-estructuradas con los actores de la comunidad escolar. Fueron entrevistados 4 profesor@s, la coordinadora pedagógica, la orientadora pedagógica, la directora, 2 auxiliares de educación (limpieza y portería), y 5 madres de alumn@s de la escuela. Utilizamos cinco grandes temas para analizar la participación de la comunidad escolar: 1) los espacios y mecanismos de participación; 2) quién participa y en qué medida; 3) la comprensión del proceso de descentralización y autonomía escolar; 4) la elección del diretor y la construcción de la propuesta pedagógica; y 5) el sentindo en si de lo que significa participar. Fue posible identificar que la implantación del proceso de gestión democrática a partir de una directriz política estratégica refleja la ausencia de un debate profundo con los actores involucrados en el campo educacional, en el cual desarrollan diferentes sentidos y manera de actuar.
Licença:: Revista Argumentum - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC SA 4.0). Fonte: http://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/334/245. Acesso em: 6 fev. 2018.
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