Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31211
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIVRO_TrabalhadorasAnaliseFeminizacao.pdf2,41 MBAdobe PDFView/Open
Title: Trabalhadoras : análise da feminização das profissões e ocupações
Authors: Yannoulas, Silvia Cristina (Coord.)
Assunto:: Ciências sociais
Relações de gênero
Sociabilidade
Profissões
Ocupações
Sociologia do trabalho
Trabalhadoras
Issue Date: 2013
Publisher: Editorial Abaré
Citation: YANNOULAS, Silvia Cristina (Coord.). Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília: Editorial Abaré, 2013. 304 p. Disponível em: <http://tedis.unb.br/images/pdf/YannoulasLivroTrabalhadorasFinalCompleto.pdf>. Acesso em: 8 fev. 2018.
Abstract: O objetivo central desta publicação é o de enfatizar e identificar as mudanças e permanências ocorridas no campo das relações de trabalho, no qual se evidencia cada vez mais “o fenômeno da feminização das ocupações e das profissões”, com a presença de mulheres em novos espaços ocupacionais e novas profissões, embora não se possa esquecer a manutenção de percursos sexuados associados, historicamente, aos usos do tempo e à condição de “naturalização” das habilidades ou capacidades femininas. A reflexão foi norteada pela análise dos processos e das dinâmicas de feminização demarcadas por mudanças (ou não) na divisão sexual do trabalho, para a qual mais de uma dezena de pesquisadoras, reconhecidas neste campo de estudos, debruçaram seus tempos para refletir sobre estas questões e quiçá respondê-las. Como compreender as causas e razões dos movimentos que indicam a feminização das ocupações e das profissões? Está havendo uma “tomada de consciência” das diferenças de condições de trabalho e de vida para mulheres e para homens? Em outras palavras, para além das diferenças salariais e do tempo de trabalho, as pesquisadoras indagam sobre a qualidade das relações entre as condições de trabalho e gênero no caminho da feminização? Em que medida, considerar a feminização do trabalho, não significa, simplesmente a inclusão de mais mulheres nas ocupações, mas igualmente verificar o engajamento e o(s) lugar(es) ocupado pelo(s) homen(s)?.
Licença:: ©Copyright: Silvia Cristina Yannoulas, 2013 As ideias contidas e as opiniões emitidas neste livro são de responsabilidade dos autores. É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos desde que citada a fonte. Fonte: http://tedis.unb.br/images/pdf/YannoulasLivroTrabalhadorasFinalCompleto.pdf. Acesso em: 8 fev. 2018.
Appears in Collections:SER - Livros e capítulos de livros

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/31211/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.