Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31186
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_AlexandreAlvaresMartins.pdf3,34 MBAdobe PDFView/Open
Title: O processo de cuidado farmacêutico em um hospital pediátrico de Brasília e sua contribuição para o uso racional de medicamentos
Authors: Martins, Alexandre Alvares
Orientador(es):: Galato, Dayani
Coorientador(es):: Silva, Emília Vitória da
Assunto:: Indicadores - serviços
Medicamentos - uso terapêutico
Assistência farmacêutica
Pediatria
Issue Date: 8-Feb-2018
Citation: MARTINS, Alexandre Alvares. O processo de cuidado farmacêutico em um hospital pediátrico de Brasília e sua contribuição para o uso racional de medicamentos. 2017. x, 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Ceilândia, 2017.
Abstract: Introdução: um importante aliado para a promoção do uso racional de medicamentos é o empoderamento dos pacientes e de seus cuidadores por meio da orientação. Em pediatria, a orientação mais efetiva e o acolhimento humanizado representam ações importantes no processo do cuidado e segurança. Os processos de cuidado são representados por tecnologias leves que contribuem para ampliar a relação entre o paciente, família, comunidade e o cuidador com o farmacêutico. Objetivo: descrever o processo de cuidado desenvolvido no consultório farmacêutico pediátrico, a construção dos indicadores de avaliação ao cuidado farmacêutico prestado em um hospital pediátrico de Brasília. Métodos e técnicas: as etapas do projeto envolveram a realização de dois trabalhos, sendo o primeiro a descrição das atividades desenvolvidas no consultório farmacêutico e o segundo tratou da realização da oficina para construção e descrição detalhada dos indicadores de avaliação, além do desenvolvimento do roteiro a ser utilizado durante a evolução do processo de cuidado. Resultados: a descrição do relato de experiência possibilitou a análise das atividades desenvolvidas no processo de cuidado farmacêutico. A execução da oficina permitiu o envolvimento de outros profissionais na construção de indicadores para o cuidado farmacêutico, como resultado, foi estabelecida uma matriz determinando os indicadores e uma ferramenta para coleta de dados durante a anamnese do paciente. Ao aplicar as tecnologias em saúde formuladas para este processo de cuidado, foi possível analisar os resultados preliminares de sua utilização, assim como estabelecer um padrão para o processo de cuidado farmacêutico da instituição. Conclusão: foi possível aprimorar o processo de cuidado de orientação em um consultório farmacêutico em pediatria, com o uso de tecnologias leves, dentre elas uma matriz de indicadores e um instrumento de coleta de dados, os quais contribuíram para a segurança do paciente, principalmente em relação a informações prestadas sobre os medicamentos aos cuidadores.
Abstract: Introduction: an important ally for the promotion of rational use of medicines is the empowerment of patients and their caregivers through guidance. In Pediatrics, the most effective orientation and welcoming important actions represent humanized care and safety process. The processes of care are represented by light technologies that contribute to enhance the relationship between the patient and the caregiver with the pharmacist. Objective: to present the care process developed in the Pediatric pharmacist practice, the construction of indicators of evaluation the services pharmacists provided in a children's Hospital of Brasília. Methods and techniques: the stages of the project involved conducting two works, the first being the description of activities carried out in the Office and in the second dealt with the workshop for building indicators, detailed description of the indicators, and the development of the script to be used during the development of the process of care. Results: the description of case studies, practice pharmacist, made possible the analysis of the clinical services provided. The execution of the workshop allowed the involvement of other professionals in the construction of indicators for pharmaceutical care, as a result, an array was established by determining the indicators and a tool for data collection during the anamnesis of the patient. Conclusion: it was possible to improve the orientation service in a pediatric pharmaceutical practice, using light technologies, among them an array of indicators and a data collection instrument, which contributed to patient safety, mainly in relation to information provided medicines to caregivers.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:PGCTS - Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/31186/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.