Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31085
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_GilmarMartinsMarcosGalache.pdf5,05 MBAdobe PDFView/Open
Title: Koxunakoti itukeovo yoko kixovoku, fortalecimento do jeito de ser terena : o audiovisual com autonomia
Authors: Galache, Gilmar
Orientador(es):: Villas Bôas, Rafael Litvin
Assunto:: Autonomia
Indígenas
Mídia
Índios Kixovoku
Issue Date: 25-Jan-2018
Citation: GALACHE, Gilmar. Koxunakoti itukeovo yoko kixovoku, fortalecimento do jeito de ser terena: o audiovisual com autonomia. 2017. 123 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo mostrar o processo metodológico desenvolvido pela ASCURI – Associação Cultural de Realizadores Indígenas, em parceria com a experiência do Quéchua boliviano Ivan Molina, a partir da perspectiva de fortalecimento do Kixovoku, ou jeito de ser Terena, utilizando o audiovisual como ferramenta de reflexão e como resultado de uma reaproximação dos jovens com os mais velhos. Discutindo a relação do Povo Terena com a sociedade envolvente, mostrando a resistência dos mais velhos em repassar a tradição apesar de toda uma pressão da sociedade dominante e homogênea, além do exercício de autonomia dos realizadores da ASCURI em produzir filmes e processos de formação audiovisual.
Abstract: The aim of this dissertation is to show the methodological process developed by ASCURI - Cultural Association of Indian Filmmakers, in partnership with the Bolivian experience of the Quichua People Ivan Molina, from the perspective of strengthening the Kixovoku, or way of being Terena, using audiovisuals as a reflection tool and as a result a rapprochement of young people with their elders. Discussing the relationship of the Terena People with the surrounding society, showing the resistance of the elders in passing through the tradition despite all the pressure of the dominant and homogeneous society, as well as the exercise of autonomy of the directors of ASCURI in producing films and audiovisual training processes.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:CDS - Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/31085/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.