Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30983
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_TelmaSilvaSantanaLopes.pdf3,64 MBAdobe PDFView/Open
Title: A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar
Authors: Lopes, Telma Silva Santana
Orientador(es):: Rossato, Maristela
Assunto:: Rendimento escolar
Subjetividade - aprendizagem
Aprendizagem
Teoria da subjetividade
Issue Date: 4-Jan-2018
Citation: LOPES, Telma Silva Santana. A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar. 2017. xiv, 164 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo principal investigar como a subjetividade de professores e estudantes se relaciona com a queixa de dificuldades de aprendizagem escolar. Com base no referencial teórico da Teoria da Subjetividade de González Rey em uma perspectiva cultural-histórica, a pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal. Desenvolvida por meio da metodologia construtivo-interpretativa, teve por atividades a análise de documentos, as dinâmicas conversacionais e outros indutores que possibilitaram a participação e expressão dos envolvidos — três professoras e quatro estudantes que compunham suas turmas. A análise possibilitou ampliar a compreensão da educação e aprendizagem como processos complexos. Diante de um cenário educacional em que as dificuldades escolares colaboram para o fenômeno do fracasso escolar, impõem-se como necessários e urgentes estudos, reflexões, mudanças de concepções e análises acerca de aspectos singulares que afetam o desenvolvimento humano. Tal desenvolvimento não se restringe a aspectos biológicos, mas, ao contrário, acontece em contextos diversos, tendo como base os processos relacionais que favorecem a constituição da subjetividade, bem como a emergência do sujeito. Nesse sentido, a pesquisa revelou que as configurações subjetivas e a emergência do sujeito são processos orientados pelas produções de sentidos subjetivos que norteiam as concepções de ensino, desenvolvimento e aprendizagem, ao mesmo tempo, também as ações e relações pedagógicas e aprendentes no contexto escolar, o que é imprescindível para o reconhecimento da dimensão subjetiva envolvida na educação.
Abstract: The main objective of this study was to investigate the subjectivity of teachers and students relates to the complaint of difficulties in school learning. Based on the theoretical reference of González Rey's Theory of Subjectivity in a cultural-historical perspective, the research was carried out in a Federal District public school. Developed through the constructive-interpretative methodology, had for activities used were document analysis, conversational dynamics and other inductors that allowed the participation and expression of those involved – three teachers and four students who made up their classes. The analysis allowed to broaden the understanding of education and learning as complex processes. Facing an educational setting in which school difficulties contribute to the phenomenon of school failure, are imposed as necessary and urgent studies, reflections, changes of conceptions and analyzes about singular aspects that affect human development. This development is not restricted to biological aspects, but, on the contrary, occurs in various contexts, based on the relational processes that favors the constitution of subjectivity, as well as the emergence of the subject. In this way, the research revealed that the subjective configurations and the emergence of the subject are guided by processes with productions of meanings that guiding the teaching concepts, development and learning, at the same time, also the actions and pedagogical relationships and learners in the school context, which is indispensable for the recognition of the subjective dimension involved in education.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:PED - Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/30983/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.