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Título: Uma alma que dança ou despenca : corpo e presença na experiência literária
Outros títulos: Une âme qui danse ou qui plonge : corps et présence dans l’expérience littéraire
A soul dancing or plunging : body and presence in literary experiences
Autor(es): Diniz, Ligia Gonçalves
Assunto: Literatura
Imaginação
Afeto (Psicologia)
Data de publicação: Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Referência: DINIZ, Ligia G. Uma alma que dança ou despenca: corpo e presença na experiência literária. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 477-504, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000300477&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266068773. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
DINIZ, Ligia G. A soul dancing or plunging: body and presence in literary experiences. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 477-504, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000300477&lng=pt&nrm=iso&tlng=en>. Acesso em: 8 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266068773.
Resumo: Este artigo reflete sobre a dimensão afetiva da leitura de textos poéticos e ficcionais. Proponho que a imaginação é o espaço em que nos aproximamos das obras literárias por meio de sensações e emoções. Para tal, desenvolvo um conceito de presença voltado para a experiência literária, em que o corpo do leitor é mobilizado a partir de efeitos disparados pelo texto em contato com seu imaginário.
Abstract: This paper reflects upon the affective dimension of the experience of reading fiction and poetry. I argue that the space of the imagination allows the approach of literary texts by means of sensations and emotions. Therefore, I formulate a concept of presence suitable for thinking about literary experiences, in which the reader’s body is mobilized by effects triggered by the text when in contact with his imagery.
Résumé: Cet article propose qu’il y a une dimension affective de la lecture des textes poétiques e fictionnels, e que l’imagination est l’espace où on s’approche des œuvres littéraires par des sensations e des émotions. Je développe ainsi un concept de présence propre à l’expérience littéraire, où le corps du lecteur é mobilisé par des effets déclenchés par le texte en contact avec son imaginaire.
Licença: Revista Brasileira de Estudos da Presença - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000300477&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 jan. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266068773
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