Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30857
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_PerguntasSalaEnsinoMedio.pdf6,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Perguntas em sala no ensino médio : observando o pôr do sol em um elevador panorâmico
Outros títulos: Questions in high school : observing the sunset in a panoramic elevator
Autor(es): Ribeiro, Jair Lúcio Prados
Assunto: Óptica geométrica
Cinemática
Data de publicação: 2017
Editora: Sociedade Brasileira de Física
Referência: RIBEIRO, Jair Lúcio Prados. Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 39, n. 4, e4307, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400408&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 jan. 2018. Epub May 29, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0114.
Resumo: O artigo apresenta uma solução algébrica e gráfica para uma pergunta elaborada por um estudante de ensino médio durante uma aula de óptica, acerca da velocidade que um elevador panorâmico deveria ter para que uma pessoa em seu interior pudesse observar o pôr do sol continuamente. Argumenta-se que perguntas que ofereçam digressões aos temas discutidos em uma aula oferecem oportunidades para a aprendizagem de ciências, na medida em que podem permitir o desenvolvimento de habilidades como teste de hipóteses, construção de modelos, raciocínio interdisciplinar e experiências de pensamento.
Abstract: The article presents an algebraic and graphical solution to a question posed by a high school student, during an optics class, about the speed a panoramic elevator should have so that a person inside it could observe the sunset continuously. It is argued that questions that offer digressions to the topics discussed in a class offer opportunities for science learning, as they can allow the development of skills such as hypothesis testing, model building, interdisciplinary reasoning and thought experiments.
Licença: Revista Brasileira de Ensino de Física - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400408&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 jan. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0114
Aparece nas coleções:IQ - Artigos publicados em periódicos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.