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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSá, Carmen Silvia da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Wildson Luiz Pereira dospt_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:14:53Z-
dc.date.available2018-01-04T19:14:53Z-
dc.date.issued2017-06pt_BR
dc.identifier.citationSÁ, Carmen Silvia da Silva; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Constituição de identidades em um curso de licenciatura em química. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 69, p. 315-338, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000200315&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017226917. _________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationSÁ, Carmen Silvia da Silva; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Construction of identities in a teacher training course in chemistry. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 69, p. 315-338, abr./jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000200315&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017226917.-
dc.identifier.citationen-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30749-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos na investigação de um curso de licenciatura em química de uma universidade pública. Foram utilizados referenciais teóricos sobre profissionalização docente, identidade e currículo, particularmente dos estudos culturais e da abordagem sociológica. A metodologia, de cunho qualitativo, baseia-se na análise textual discursiva dos dados obtidos por meio de questionários aplicados a 71 licenciandos e entrevistas realizadas com 6 licenciandos e com 6 egressos do curso. Os resultados indicaram que o currículo ativo do curso induz a sua profissionalização para a pesquisa na área específica de química (caráter bacharelizante). Conclui-se a necessidade de os formadores atuarem adotando práticas curriculares que rompam com modelos de formação que privilegiem a formação do profissional químico em detrimento da formação do professor de química para os jovens, uma atividade considerada de pouca importância para muitos deles.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConstituição de identidades em um curso de licenciatura em químicapt_BR
dc.title.alternativeConstruction of identities in a teacher training course in chemistry-
dc.title.alternativeLa construcción de identidades en un curso de formación de maestros en ciencias químicas-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de químicapt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Educação - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000200315&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017226917pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this article is to present the results obtained in the investigation of a chemistry degree course at a public university. Theoretical references on teacher professionalization, identity and curriculum were used, particularly cultural studies and sociological approach. The qualitative methodology is based on the discursive textual analysis of data collected through 71 questionnaires applied to teacher-training undergraduate students and interviews with six of them, plus with six graduated chemistry teachers. The analysis suggests that the course's current curriculum induces professionalization aimed to research in chemistry (bachelor's profile). It concludes that the professors have to change their practices in order to break the current model, which devalues the professional training aimed to chemistry teaching for youth, an activity that is considered of less importance to many of them.-
dc.description.abstract2El propósito de este artículo es presentar los resultados obtenidos en la investigación de un curso de formación de maestros en ciencias químicas en una universidad pública. Fueron utilizadas referencias teóricas acerca de la profesionalización docente, identidad y currículo, particularmente los estudios culturales y el abordaje sociológico. La metodología de carácter cualitativo se basa en el análisis de cuestionarios aplicados a 71 licenciandos y entrevistas con seis licenciandos y seis graduados a través del análisis textual del discurso de los datos obtenidos. Los resultados indicaron que el currículo actual del curso conduce a la profesionalización para la investigación específica en ciencias química. Se concluye que los profesores tendrán que cambiar sus prácticas con el fin de romper el modelo de formación que devalúa la profesionalización para la enseñanza de química para los jóvenes, una actividad considerada de poca importancia para muchos de ellos.-
Appears in Collections:IQ - Artigos publicados em periódicos

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