Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30649
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_PortaEntradaPorta.pdf368,26 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFranceschini, Vanessa Lima Caldeirapt_BR
dc.contributor.authorMiranda-Ribeiro, Paulapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Marília Miranda Fortept_BR
dc.date.accessioned2018-01-04T19:14:16Z-
dc.date.available2018-01-04T19:14:16Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationFRANCESCHINI, Vanessa Lima Caldeira; MIRANDA-RIBEIRO, Paula; GOMES, Marília Miranda Fortes. Porta de entrada ou porta de saída?: fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, e164208, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100143&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 fev. 2018. Epub Sep 28, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698164208.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30649-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é entender as motivações para o fracasso escolar (infrequência, reprovação e abandono escolar) na primeira série do Ensino Médio e as maneiras de revertê-lo. Foram realizados grupos focais com estudantes (15 a 19 anos) e entrevistas semiestruturadas com coordenadores(as) em três escolas da Rede Estadual de Ribeirão das Neves em 2014. Os motivos para o fracasso escolar são trabalho, questões familiares (falta de acompanhamento escolar, necessidade de cuidar de irmãos, maridos, filhos), não ter dinheiro para ônibus, violência, falta de interesse nas aulas, professores ruins, uso de drogas, más companhias, bullying e ter tido reprovação anterior. Para reverter o fracasso escolar, é preciso haver ações do Estado (infraestrutura, salários melhores, programas de incentivo à permanência), da escola (professores mais bem-preparados/motivados, novas práticas de ensino, diálogo entre diretoria e estudantes), da família (acompanhamento do desempenho escolar, participação em reuniões) e do próprio aluno (dedicação, atenção nas aulas).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePorta de entrada ou porta de saída? : fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MGpt_BR
dc.title.alternativeFront door or exit door? : school failure in high school according to students and school counselors in Ribeirão das Neves, MG-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordReprovação escolarpt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.rights.licenseEducação em Revista - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100143&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0102-4698164208pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this article is to understand the motivations for school failure (infrequency, grade repetition and dropout) in the first year of high school and ways to reverse them. Data were collected in 2014, through focus groups with students of 15 to 19 years old and semi-structured interviews with counselors. School failure is due to work; family matters (no supervision of school activities; taking care of siblings, husbands, children); lack of money to pay for transportation; violence; lack of interest in classes; bad quality teachers; drug use; bad companies; bullying; and previous grade repetition. School failure could be reduced with actions by the State (better infrastructure, higher salaries, programs to keep teens at school), the school (motivated teachers, new ways of teaching, more dialogue between directors and students), the family (supervision of school activities, participation in parent-teacher meetings), and the student (more dedication, attention during class).-
Appears in Collections:FGA - Artigos publicados em periódicos

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/30649/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.