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Título: Patient satisfaction with pharmaceutical services in Brazilian primary health care
Outros títulos: Satisfação de usuários com serviços da assistência farmacêutica na atenção primária no Brasil
Autor(es): Soeiro, Orlando Mario
Tavares, Noêmia Urruth Leão
Nascimento Júnior, José Miguel do
Guerra Junior, Augusto Afonso
Costa, Ediná Alves
Acurcio, Francisco de Assis
Guibu, Ione Aquemi
Álvares, Juliana
Karnikowski, Margô Gomes de Oliveira
Leite, Silvana Nair
Costa, Karen Sarmento
Assunto: Satisfação
Assistência farmacêutica
Atenção primária à saúde
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Pacientes
Data de publicação: 2017
Editora: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Referência: SOEIRO, Orlando Mario et al. Patient satisfaction with pharmaceutical services in Brazilian primary health care. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 51, supl. 2, 21s, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102017000300320&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 fev. 2018. Epub Nov 13, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2017051007145. ___________________________________________________________________________________________________________________________
SOEIRO, Orlando Mario et al. Satisfação de usuários com serviços da assistência farmacêutica na atenção primária no Brasil. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 51, supl. 2, 21s, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102017000300320&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 fev. 2018. Epub Nov 13, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2017051007145.
Resumo: Objetivo: avaliar a satisfação dos usuários com os serviços de assistência farmacêutica na atenção primária. Métodos: estudo transversal, exploratório, de natureza avaliativa, com amostra representativa das cinco regiões geopolíticas do Brasil, oriundas da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos – Serviços, 2015. O desfecho foi a satisfação do usuário obtida pelo método de teoria da resposta ao item. Foram testadas associações por meio do teste qui-quadrado de Pearson com variáveis sociodemográficas e de saúde e realizadas análises de regressão logística múltipla. O teste de Hosmer-Lemeshow foi utilizado para verificar a adequação do modelo final. Os resultados da regressão logística foram apresentados por meio de razão de chances. Resultados: o percentual geral de usuários satisfeitos com esses serviços foi de 58,4% (IC95% 54,4–62,3). A dimensão oportunidade/conveniência apresentou menor percentual de satisfação (49,5%; IC95% 46,4–52,6) e o maior percentual foi na dimensão aspectos interpessoais (90,5%; IC95%88,9–91,8), significativamente maior que as demais dimensões. No modelo logístico múltiplo final em relação à satisfação geral, permaneceram associadas as variáveis sexo, faixa etária, limitação por doenças e autopercepção da saúde. Conclusões: a maior parte dos usuários entrevistados mostrou-se satisfeita com os serviços da assistência farmacêutica dos municípios brasileiros e a satisfação com o atendimento apresentou-se como fator relevante na satisfação geral do usuário.
Abstract: Objective: to evaluate patient satisfaction with pharmaceutical services in Brazilian primary health care. Methods: this is a cross-sectional, exploratory, and evaluative study on a representative sample from the five Brazilian geopolitical regions resulting from the Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos – Serviços, 2015 (PNAUM – National Survey on Access, Use and Promotion of Rational Use of Medicines – Services, 2015). The outcome was the patient’s satisfaction, obtained using the item response theory. Associations were tested using Pearson’s Chi-square test with sociodemographic and health variables, and multiple logistic regression analyses were carried out. The Hosmer-Lemeshow test was used to verify the adequacy of the final model. Logistic regression results were presented as odds ratio. Results: the overall percentage of patients satisfied with these services was 58.4% (95%CI 54.4-62.3). The “opportunity/convenience” aspect had the lowest satisfaction percentage (49.5%; 95%CI 46.4-52.6) and “interpersonal aspects,” the highest percentage (90.5%; 95%CI 88.9-91.8), significantly higher than other aspects. Sex, age group, limitations due to disease, and self-perception of health remained associated in the final multiple logistic model regarding general satisfaction. Conclusions: most of the interviewed users were satisfied with pharmaceutical services in Brazilian cities, and the satisfaction with the customer’s service was determinant in the patient’s overall satisfaction.
Licença: Revista de Saúde Pública - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102017000300320&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2017051007145
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