Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30516
Título: Análise da informação no jornalismo online : um estudo de caso do CorreioWeb
Autor(es): Araújo, Luciana Vieira de
Orientador(es): Nascimento, Maria Elenita Menezes
Assunto: Análise da informação
Jornalismo eletrônico
Internet
Data de publicação: 20-Dez-2017
Data de defesa: 27-Ago-2003
Referência: ARAÚJO, Luciana Vieira de. Análise da informação no jornalismo online: um estudo de caso do CorreioWeb. 2003. xiii, 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: Com o advento de novas tecnologias, mudou-se a forma de fazer jornalismo. As características básicas da Internet - interatividade, multimídia e hipertexto, modificam o fluxo de informação no jornal online. Essa pesquisa concentra sua abordagem no estudo do jornalismo online, suas características e influências na transformação do fluxo de informação. É realizada uma análise da informação no jornalismo online e elaborado um estudo de caso com foco no CorreioWeb, o website da empresa Correio Braziliense. É apresentada também uma visão geral da Internet, da Sociedade da Informação e do jornalismo online. A metodologia adotada para a pesquisa foi a de um estudo de caso, tendo como base a combinação das técnicas de pesquisa de entrevista, observação direta e análise documental. A partir das informações levantadas pode-se concluir que o jornalismo sofreu modificações relevantes tais como: a aceleração do fluxo de informação; a forma na qual a noticia é produzida e apresentada; maior interação entre leitor e produtor da notícia; e a qualificação dos jornalistas.
Abstract: Journalism has changed with the new technologies. The basics characteristics of the Internet - interactivity, multimedia and hypertext, alter the information flow of the online journal. The approach of this research is concentrated on the study of online journalism, its characteristics and influences on the transformation of the information flow. This work presents an analysis of information on online journalism and a case study with focus on CorreioWeb, the website of the Correio Braziliense company. It also presents the main characteristics and history of the Internet, Information Society and online journalism. The qualitative research method of Case Study was used on this research, with the combination of techniques as interviews, field observation and content analysis. Based on the gathered information it can be inferred that journalism has suffered relevant modifications as: the information flow acceleration; the production and presentation of news; the growing interaction between reader and news producer; and the qualification of journalists.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2003.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FCI - Mestrado em Ciência da Informação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_Luciana Vieira de Araújo.pdf3,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2003_GuiadeFontesdeInformaçãoemJornalismoOnline.pdf587,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.