Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30501
Título: Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico
Autor(es): Figueiredo, Rejane Maria da Costa
Venson, Elaine
Clementino, Augusto Samuel
Noronha, Ana Paula Vargas de
Santos, Jads Victor Paiva dos
Assunto: Software
Data de publicação: 2017
Editor: Faculdade Gama - Universidade de Brasília
Referência: FIGUEIREDO, Rejane Maria da Costa et al. Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM): relatório técnico. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade Gama, UnB, 2017. 67 p. Disponível em: <>. Acesso em: .
Resumo: Este Relatório é resultante de uma das frentes de pesquisa e desenvolvimento do Projeto P&D-MC/UnB (Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento entre a Universidade de Brasília – UnB, Faculdade FGA e o Ministério das Comunicações - MC), oriundo de um termo de cooperação entre a UnB e o Ministério. Uma das metas do Projeto foi atender a demanda do Ministério quanto a definição de um processo de que possibilitasse gerir as demandas de manutenção de software pela terceirizada, no caso, fábricas de software e consultorias em gestão da qualidade, empregando valores e princípios das metodologias ágeis. Inicialmente foi necessário inventariar os softwares legados do Ministério. Para isso, foram definidos atributos de inventariação dos softwares. Em seguida, foi definido o Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM). O projeto compreendeu a definição, avaliação e implantação deste processo no Ministério. Como produção técnica, o processo foi definido, implantado, e validado no MC. Como produção acadêmica, até o momento, foram geradas algumas publicações em conferências internacionais, tais como: • Noronha, A. P. V.; Venson, E.; Figueiredo, R. M. C.; Modesto, A. S. C. Applying Kanban to Manage Outsourced Maintenance Services: An Action Research in a Brazilian Government Agency. In: CIbSE Conference IberoAmerican on Software Engineering (ESELAW Experimental Software Engineering Track), 22-23 May, 2017, Buenos Aires, Argentina. Link: Indisponível • Santos, Jads Victor Paiva dos; Figueiredo, R. M. C; Noronha, Ana Paula Vargas de; Venson, Elaine. Using Kanban in Outsourced Government Projects of Management Maintenance Demands: a Descriptive Research. In: 13th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2016. p. 4147 Link: http://www.contecsi.fea.usp.br/envio/index.php/contecsi/13CONTECSI/paper/view/4204 Além de outras produções relacionadas a esta temática, apresentadas no ANEXO 1. • Coletânea de artigos publicados em conferências, nacionais e internacionais, relacionados ao processo de desenvolvimento de software, de inventariação de sistemas, e de transferência de conhecimento. • Coletânea dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade GAMA – FGA, relacionados ao tema deste Relatório. Em 2016, houve a fusão do Ministério das Comunicações com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, surgindo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC. O Projeto P&D-MC/UnB foi vinculado a esse novo Ministério. Neste relatório, apresenta-se o Processo GeDeM.
Informações adicionais: Pesquisa realizada com financiamento do Ministério das Comunicações, Projeto de Cooperação “Framework de Soluções de Tecnologia da Informação para o MC”.
Aparece nas coleções:FGA - Relatórios Técnicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.