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Título: Team performance : evidence for validity of a measure
Outros títulos: Desempenho de equipes : evidências de validade de uma medida
Rendimiento de equipos : evidencias de validez de una medida
Autor(es): Puente-Palacios, Katia Elizabeth
Martins, Maria do Carmo Fernandes
Palumbo, Salvatore
Assunto: Desempenho
Avaliação
Grupos de trabalho
Data de publicação: Set-2016
Editora: Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Referência: PUENTE-PALACIOS, Katia; MARTINS, Maria do Carmo Fernandes; PALUMBO, Salvatore. Team performance: evidence for validity of a measure. Psico-USF, Itatiba, v. 21, n. 3, p. 513-525, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300513&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 2 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712016210306.
Resumo: O objetivo deste estudo foi desenvolver e verificar evidências de validade de uma medida que permita aferir o desempenho de equipes de trabalho. O desempenho foi entendido como atributo do nível meso, portanto, relativo às equipes, que surge mediante um processo de emersão e, desse modo, a medida deve considerar essa especificidade. Para a realização empírica da pesquisa contou-se com respostas de 276 professores equatorianos organizados em 70 equipes pedagógicas, que responderam a nove afirmativas presentes no instrumento. Os resultados de análise fatorial exploratória mostraram a solução unifatorial como a mais satisfatória, a qual captura 65,84% da variância do fenômeno e possui valores adequados de confiabilidade (alpha de Cronbach de 0,93). Análises de padrões de variância dentro e entre grupos revelaram que a medida permite capturar um fenômeno do nível meso. Recomenda-se a realização de outras pesquisas que verifiquem a estabilidade desta solução.
Abstract: This study aimed to obtain validity evidences of a teamwork performance scale. Team performance was understood as a meso-level characteristic, resulting of an emerging process. Due to that understanding the proposed instrument should take that aspect into consideration. The empirical data were collected from 276 Ecuadorian teachers organized in 70 educational teams. They answered nine sentences of the scale. Results of exploratory factor analysis showed a unifactorial solution explaining 65.84% of the variance. The measure also has adequate values of reliability (Cronbach Alpha = .93). In addition to these analyses, patterns of variance within and between the groups were verified. The results showed that the variance at the individual level was small when answers of team members were analyzed and was significant when teams were compared. We consider it is important that additional studies be performed in order to identify stability of the factor solution.
Resumen: El objetivo de este estudio fue desarrollar y verificar evidencias de validez de una medida que permita la medición del rendimiento de equipos de trabajo. El rendimiento fue entendido como un atributo del nivel meso, o sea, relativo a los equipos, que surge mediante un proceso de emersión, y de ese modo la medida propuesta debería llevar en consideración ese aspecto. Para la realización empírica de la investigación se contó con las respuestas dadas por 276 profesores ecuatorianos organizados en 70 equipos pedagógicos, que respondieron a nueve afirmativas contenidas en el instrumento. Los resultados del análisis factorial exploratorio mostraron la solución unifactorial como la más satisfactoria que capturó 65,84% de la varianza del fenómeno y posee valores adecuados de confiabilidad (alpha de Cronbach de 0,93). Análisis de patrones de varianza dentro y entre grupos revelaron que la medida permite capturar un fenómeno del nivel meso. Por fin, se recomienda la realización de otras investigaciones que verifiquen la estabilidad de esta solución.
Licença: Psico-USF - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300513&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 2 jan. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712016210306
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