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Título: Escala de expectativas de carreira na organização : desenvolvimento e evidências de validade
Outros títulos: Career expectations in the organization scale : development and validity evidence
Escala de expectativas de carrera en la organización : desarrollo y evidencias de validez
Autor(es): Vasconcellos, Vinicius Carvalho de
Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Ocupações
Expectativas
Análise fatorial
Medidas
Data de publicação: Mai-2016
Editora: Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Referência: VASCONCELLOS, Vinicius Carvalho de; NEIVA, Elaine Rabelo. Escala de expectativas de carreira na organização: desenvolvimento e evidências de validade. Psico-USF, Itatiba, v. 21, n. 2, p. 245-258, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200245&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 2 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712016210203.
Resumo: Expectativas de carreira figuram como elemento importante para compreender a relação dos profissionais com seu trabalho e organização. Assim, o objetivo deste artigo foi descrever o desenvolvimento e fornecer evidências de validade da Escala de Expectativas de Carreira na Organização, instrumento que afere expectativas dos indivíduos sobre o futuro de suas carreiras na atual organização. O Estudo 1 relata a análise fatorial exploratória do instrumento (n = 183) e o Estudo 2 trata da análise fatorial confirmatória conduzida em amostra independente (n = 352). Trabalhadores adultos de diversas organizações constituíram as amostras. Os resultados indicaram a presença de dois fatores: Conquistas Profissionais (nove itens; ρ = 0,95; α = 0,95) e Relação Carreira-Vida Pessoal (quatro itens; ρ = 0,90; α = 0,90). Concluiu-se que o instrumento apresenta evidências de validade, facilitando análises acadêmicas sobre expectativas de carreira e despontando como ferramenta de diagnóstico útil na gestão de recursos humanos.
Abstract: Career expectations are an important element to understand the relationship between professionals and their work/organization. The objective of this paper is to describe the procedures for development and provide validity evidence of the Career Expectations in the Organization Scale, an instrument that assesses individuals' expectations about the future of their careers in their respective organizations. Study 1 reports the exploratory factor analysis of the instrument (n = 183) and Study 2 describes a confirmatory factor analysis conducted on an independent sample (n = 352). Both samples were formed by adult employees of different organizations. The results indicated the presence of two factors: Professional Achievements (nine items; ρ = .95; α = .95) and Career-Personal Life Relationship (four items; ρ = .90; α = .90). The discussion highlights that the scale shows validity evidence, facilitates academic analyzes of the career expectations and is useful as a diagnostic tool in human resources management.
Resumen: Expectativas de carrera figuran como un elemento importante para comprender la relación de los profesionales con su trabajo y la organización. El objetivo de este artículo fue describir el desarrollo y proporcionar evidencias de validez de la Escala de Expectativas de Carrera en la Organización, instrumento que mide expectativas de los individuos sobre el futuro de sus carreras en la actual organización. El estudio 1 relata el análisis factorial exploratorio del instrumento (n = 183) y el estudio 2 se ocupa del análisis factorial confirmatorio realizado en una muestra independiente (n = 352). Participaron trabajadores adultos de diversas organizaciones, y los resultados indicaron la presencia de dos factores: Conquistas Profesionales (nueve ítems; ρ = 0,95; α = 0,95) y Relación Carrera-Vida Personal (cuatro ítems; ρ = 0,90; α = 0,90). Los resultados indicaron que el instrumento presenta evidencias de validez, facilitando análisis académicos sobre las expectativas de carrera e indicado como herramienta de diagnóstico útil en la gestión de recursos humanos.
Licença: Psico-USF - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000200245&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 2 jan. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712016210203
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