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Título: Análise psicométrica da escala de heteroavaliação de estilos de liderança
Outros títulos: Psychometric analysis of the leadership styles hetero-assessment scale
Análisis psicométrico de los estilos de liderazgo de escala hetero
Autor(es): Mourão, Luciana
Faiad, Cristiane
Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Análise fatorial
Liderança
Medidas
Data de publicação: Jul-2016
Editora: Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MOURÃO, Luciana; FAIAD, Cristiane; COELHO JUNIOR, Francisco Antonio. Análise psicométrica da escala de heteroavaliação de estilos de liderança.Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 21, n. 3, p. 293-304, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000300293&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 4 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1678-4669.20160028.
Resumo: Liderança é um tema complexo e bastante pesquisado em comportamento organizacional. Este artigo objetiva relatar o processo de criação e testes iniciais de validade de uma escala de estilos de liderança. Foram realizados três estudos, com a participação de 2.510 trabalhadores. O primeiro estudo, uma análise cruzada, aponta evidências de validade psicométrica. O segundo compreende a análise confirmatória da estrutura fatorial da escala. Por fim, o terceiro estudo apresenta a validade de critério a partir da análise da correlação de Pearson com a satisfação no trabalho. Os resultados iniciais indicaram uma escala de 15 itens e estrutura bidimensional, com os fatores Foco nas Pessoas e Foco nos Resultados. Uma primeira análise de equação estrutural revelou um ajuste marginal do modelo hipotetizado, com sugestão de supressão de quatro itens, tendo confirmado a estrutura fatorial com bom ajuste. A escala apresentou correlação positiva e significativa com a satisfação no trabalho.
Abstract: Leadership is a complex issue and widely researched in organizational behavior. This article aims to describe the process of creation and initial tests of validity of a leadership styles scale. We conducted three studies, involving 2,510 workers. The first study, a cross-analysis, shows evidence of psychometric validity. The second study comprises the confirmatory factor analysis of the scale. Finally, the third one presents the criterion validity based on the analysis of Pearson correlation with job satisfaction. Initial results indicated a scale of 15 items and two-dimensional structure with the factors Focus on People and Focus on Results. A first analysis of structural equation revealed a marginal adjustment of the hypothesized model, with suggested deletion of four items, and confirmed the factor structure tested with good fit. The scale showed a positive and significant correlation with job satisfaction.
Resumen: El liderazgo es un tema complexo y bastante investigado en comportamiento organizacional. Este artículo objetiva relatar el proceso de creación y las pruebas iniciales de la validación de una escala de estilos de liderazgo. Se realizaron tres estudios, en los cuales participaron 2.510 trabajadores. El primer estudio, que fue un análisis cruzado, señala las evidencias de la validación psicométrica. El segundo comprende el análisis confirmatorio de la estructura factorial de la escala. Por último, el tercer estudio presenta la validación de criterio a partir del análisis de la correlación con la satisfacción en el trabajo. Los resultados iniciales indicaron una escala de 15 ítems y una estructura bidimensional, con los factores Foco en las Personas y Foco en los Resultados. Un primer análisis de la ecuación estructural reveló un ajuste marginal del modelo de hipótesis, con sugestión de supresión de cuatro ítems, confirmándose la estructura factorial probada con buen ajuste. La escala presentó correlación positiva y significativa con la satisfacción en el trabajo.
Licença: Estudos de Psicologia (Natal) - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2016000300293&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 4 jan. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1678-4669.20160028
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