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Título: Acesso e expansão de cursos de graduação de alta qualidade no Brasil : outros indicadores de qualidade para a educação superior
Outros títulos: Expansion and access to high quality undergraduate courses in Brazil : other quality indicators for higher education
Autor(es): Sousa, José Vieira de
Seiffert, Otilia Maria L. B.
Fernandes, Ivanildo Ramos
Assunto: Ensino superior
Avaliação da qualidade
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Brasil)
Data de publicação: Out-2016
Editora: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Referência: SOUSA, José Vieira de; SEIFFERT, Otilia Maria L. B.; FERNANDES, Ivanildo Ramos. Acesso e expansão de cursos de graduação de alta qualidade no Brasil: outros indicadores de qualidade para a educação superior. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 19-47, out./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400019&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698161997.
Resumo: O artigo apresenta resultados parciais de pesquisa com foco na expansão e no acesso a cursos de graduação de alta qualidade avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Discute aspectos que favorecem a compreensão da avaliação da qualidade da educação superior e do debate sobre o Estado avaliador e o Estado regulador. Focaliza as bases epistemológicas e a disputa pela concepção de qualidade no Sinaes capazes de provocar alterações no caráter formativo-emancipatório atribuído à avaliação. A análise de quatro cursos com maior expansão e de alta qualidade, reiterada nos três ciclos avaliativos (2004-2012), evidencia que a ampliação desses cursos não se dá no mesmo ritmo da que ocorre de forma geral. A reflexão mostra também que o Enade se consolida como métrica eficaz de qualidade, mas requer associação a outros indicadores.
Abstract: The article presents partial results of research focused on the expansion and access to high quality undergraduate courses according to Sinaes. It discusses aspects that favor the understanding of the evaluation of quality of higher education and the debate concerning the evaluative state and the regulatory state. It approaches the epistemological basis and the dispute for the conception of quality in the Sinaes that are able to change the formative-emancipatory evaluation of the exam. The analysis of four courses with greater expansion, and the repeated high quality in the three evaluation cycles (2004-2012) indicates that the expansion of high quality courses does not occur the rhythm of the overall expansion. The reflection also demonstrates that the Enade has consolidated itself as an efficient quality metric but its association with other indicators is required.
Licença: Educação em Revista - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400019&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698161997
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