Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30131
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_CompreensaoContosLeitura.pdf762,41 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO_ComprehensionStoriesDialogic.pdf748,72 kBAdobe PDFView/Open
Title: Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa
Other Titles: Comprehension of stories after dialogic reading with questions based on narrative thematic dimensions
Authors: Medeiros, Fabio Hernandez de
Flores, Eileen Pfeiffer
Assunto:: Leitura
Compreensão na leitura
Comportamento - avaliação
Issue Date: 2016
Publisher: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Citation: MEDEIROS, Fabio Hernandez; FLORES, Eileen Pfeiffer. Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26. ________________________________________________________________________________________________________________________________________
MEDEIROS, Fabio Hernandez; FLORES, Eileen Pfeiffer. Comprehension of stories after dialogic reading with questions based on narrative thematic dimensions. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26.
Abstract: Investigou-se o efeito da leitura dialógica - leitura em voz alta intercalada com perguntas e feedback baseados em dimensões temáticas (funções) da narrativa - sobre a compreensão de contos dos Irmãos Grimm. Vinte e dois contos foram lidos individualmente a três crianças, sendo duas com oito anos de idade e uma com treze, de forma simples (sem intervenções adicionais) e dialógica, em um delineamento de linha de base múltipla por participante. A compreensão foi avaliada por meio da porcentagem de eventos do enredo e funções da narrativa verbalizadas em tarefas de reconto. A correspondência entre as histórias e os recontos foi superior na condição Leitura Dialógica, especialmente para funções narrativas. Discute-se o papel das perguntas, do reforçamento diferencial e do texto nos efeitos encontrados.
Abstract: We investigated the effects of dialogic reading - reading aloud interspersed with questions and feedback based on narrative thematic dimensions (functions) - on the comprehension of brother Grimm’s tales. Twenty-two tales were read individually to three children (aged 8, 8 and 13 years), in a baseline condition (Straight reading) and intervention (Dialogic reading), using multiple baseline design across participants. Comprehension was assessed through percentage of story events and narrative functions verbalized during retelling tasks. Correspondence between tales and retelling was higher under the Dialogic Reading condition, especially for narrative functions. The role of questions, differential reinforcement and text are discussed.
Licença:: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26
Appears in Collections:PPB - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/30131/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.