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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29783
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Title: Competência de estudo para uma amostra universitária da área de exatas
Other Titles: Competency in study for a sample of the math and science area in the university
Competencia de estudio para una muestra universitaria del área de exactas
Authors: Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Silva, Diego Vinícius da
Rodrigues, Carla Fernanda Ferreira
Bueno, Juliana Maximila de Paula
Almeida, Leandro Silva
Assunto:: Autorregulação
Hábitos de estudo
Avaliação
Issue Date: Jan-2015
Publisher: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Citation: JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo et al. Competência de estudo para uma amostra universitária da área de exatas. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 19, n. 1, p. 23-29, jan./abr. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100023&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 6 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0191790.
Abstract: Este estudo avaliou a percepção de 126 universitários sobre a utilização de estratégias de autorregulação de estudo. Os estudantes eram da área de exatas de uma faculdade isolada particular mineira, com idade entre 17 e 48 anos, e 81% deles eram do sexo masculino. Utilizou-se a Escala de Competência em Estudo (ECE-C&T) para avaliar a percepção dos estudantes acerca de comportamentos estratégicos de planejamento, de monitoramento e de autoavaliação. Os alunos indicaram que a autorregulação de sua aprendizagem e as estratégias de planejamento de estudo são as mais utilizadas. As mulheres utilizaram mais estratégias de planejamento que os homens e não houve diferença estatisticamente significativa entre os cursos de exatas nem entre diferentes grupos de idade. Assim se conclui que, embora os alunos apresentem estratégias autorregulatórias, essas estão voltadas mais frequentemente para o planejamento do estudo, o que revela a necessidade de maior utilização de estratégias de monitoramento e autoavaliação para um estudo competente.
Abstract: This study evaluated the perception of 126 students on the use of self-regulation strategies study. The students were the exact area of ​​a particular isolated college in Minas Gerais, aged 17 to 48 years, and 81% were male. We used the study of Competence Scale (ECE-S & T) to assess the perceptions of students about strategic behavior of planning, monitoring and self-evaluation. Students indicated that self-regulation of their learning and study planning strategies are the most used. Women used more planning strategies than men and there was no statistically significant difference between the exact course or between different age groups. Thus concludes that although students present self-regulatory strategies, these are most often directed to the planning of the study, which reveals the need for greater use of self-assessment and monitoring strategies for a competent study.
Resumen: Este estudio evaluó la percepción de 126 universitarios sobre la utilización de estrategias de autorregulación de estudio. Los estudiantes eran del área de exactas de una facultad aislada particular minera, con edad entre 17 y 48 años, y el 81% de ellos eran del sexo masculino. Se utilizó la Escala de Competencia en Estudio (ECE-C&T) para evaluar la percepción de los estudiantes acerca de comportamientos estratégicos de planificación, demonitoreo y de autoevaluación. Los alumnos indicaron que la autorregulación de su aprendizaje y las estrategias de planificación de estudio son las más utilizadas. Las mujeres utilizaron más estrategias de planificación que los hombres y no hubo diferencia estadísticamente significativa entre los cursos de exactas ni entre diferentes grupos de edad. Así se concluye que, aunquelos alumnos presentenestrategias de autorregulación, esas están volcadas con más frecuencia a la planificación del estudio, lo que revela la necesidad de más utilización de estrategias demonitoreoy autoevaluación para un estudio de calidad.
Licença:: Psicologia Escolar e Educacional - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100023&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 abr. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0191790
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