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Título: Healthy preterm infants : global motor coordination and early intervention
Outros títulos: Crianças pré-termo saudáveis : coordenação motora global e intervenção precoce
Autor(es): Ribeiro, Alice Sá Carneiro
Formiga, Cibelle Kayenne Martins Roberto
David, Ana Cristina de
Assunto: Habilidade motora
Prematuridade
Crianças
Data de publicação: Jan-2015
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Referência: RIBEIRO, Alice Sá Carneiro; FORMIGA, Cibelle Kayenne Martins Roberto; DAVID, Ana Cristina de. Healthy preterm infants: global motor coordination and early intervention. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v. 28, n. 1, p. 85-95, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502015000100085&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0103-5150.028.001.AO09.
Resumo: Introdução: estudos indicam a participação de crianças pré-termo (PT) em programas de intervenção precoce (PIP), visto que as desordens coordenativas parecem ocorrer com mais frequência em escolares prematuros. Objetivos: descrever a coordenação motora (CM) global de crianças PT que participaram de um PIP; verificar a diferença da CM entre os sexos e correlacionar os resultados coordenativos das crianças PT com a idade gestacional (IG) e o peso ao nascimento (PN); e comparar os resultados da CM entre crianças PT e a termo (AT). Materiais e métodos: 57 crianças (5-6 anos) – 20 PT, que participaram do PIP, e 37 AT. Para análise da CM, utilizou-se o Teste de Coordenação Corporal para Crianças – Körperkoordination für Kinder (KTK). Para as comparações, utilizaram-se o Teste t de Student para amostras independentes e o Teste de Mann-Whitney (α = 0,05), além da correlação de Pearson para verificar influência da IG e do PN nos resultados coordenativos. Resultados: 80% das crianças PT demonstraram CM normal; as meninas apresentaram melhor desempenho nas tarefas trave de equilíbrio e saltos laterais e no resultado da CM correspondente ao somatório dos escores brutos das tarefas; a IG e o PN não influenciaram na CM e não houve diferença entre as CM das crianças PT e AT. Conclusão: as crianças PT apresentaram, em sua maioria, níveis satisfatórios de CM, e as meninas apresentaram melhores resultados. Além disso, a IG e o PN não interferiram nos resultados coordenativos. Por fim, não houve diferença de desempenho coordenativo entre as crianças PT e AT.
Abstract: Introduction: studies recommend a participation by preterm children (PT) in Early Intervention Programs (EIP), as the coordination dysfunctions appear to occur more frequently in premature school children. Objectives: describe the global motor coordination (MC) in PT children that participate in an EIP; verify the difference in MC between the sexes and correlate the coordination results of PT children and those with gestation age (GA) and the birth weight (BW); and compare the results of MC between PT children and full-term children (FT). Materials and methods: 57 children (5-6 years old) – 20 PT that participate in EIP, and 37 FT. For the analysis of MC, it was used the Körperkoordination für Kinder (KTK) – Test of Body Coordination for Children. To the comparisons, it was used independent-samples T-test and the Mann-Whitney test (α = 0.05), and the Pearson correlation to verify the influence of GA and BW in the coordinated results. Results: 80% of the PT children presented normal MC; the girls demonstrated a better performance on the tasks balance beam and lateral jumps and with regard to the MC corresponding to the sum of the gross scores on the tasks; the GA and BW did not influence MC; and, there was no difference between MC in PT and FT children. Conclusion: the PT children presented, in their majority, satisfactory levels of MC, and the girls presented better results. In addition, the GA and BW did not interfere in the MC results. Lastly, there was no difference in the coordination performance between PT and FT children.
Licença: Fisioterapia em Movimento - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502015000100085&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 abr. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-5150.028.001.AO09
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