Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29611
Título: Criatividade no ensino fundamental : fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais
Outros títulos: Creativity in elementary school : inhibiting and facilitating factors according to school principals
Autor(es): Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Fleith, Denise de Souza
Boruchovitch, Evely
Borges, Clarissa Nogueira
Assunto: Criatividade
Gestão educacional
Práticas pedagógicas
Data de publicação: Jan-2015
Editor: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Referência: ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de et al. Criatividade no ensino fundamental: fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 31, n. 1, p. 105-114, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100105&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015011849105114.
Resumo: Este estudo investigou a percepção de gestores de instituições de ensino fundamental sobre fatores que dificultam o professor promover o desenvolvimento da criatividade discente e procedimentos que poderiam utilizar para apoiar o professor na promoção da criatividade em sala de aula. Participaram 118 gestores de escolas públicas e particulares, os quais responderam a uma checklist de barreiras à criatividade em sala de aula e quatro questões abertas. Fatores inibidores mais apontados foram: desconhecimento pelo professor de práticas pedagógicas que poderiam ser utilizadas para propiciar o desenvolvimento da criatividade dos alunos e falta de entusiasmo pela atividade docente. Orientação, apoio e incentivo ao docente foi o procedimento mais apontado pelos gestores para auxiliar o professor a desenvolver a criatividade de seus alunos.
Abstract: This study investigated the perception of school principals regarding factors that hamper teachers to promote the development of student’s creativity and strategies that the school principal could use to support teachers in the promotion of creativity in the classroom. The participants were 118 school principals from public and private schools, who completed a checklist of obstacles to creativity in the classroom and four open questions. The most frequent obstacles pointed out were teachers’ lack of knowledge of pedagogical practices to favor the development of students’ creativity and teacher's lack of enthusiasm. Guidance, support and incentive to teachers were the most frequently pointed out procedures to assist the teacher in fostering the creativity of their students.
Licença: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015011849105114
Aparece nas coleções:UnB - Professores Eméritos
PED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_CriatividadeEnsinoFundamental.pdf651 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.