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Title: Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico?: um estudo quantitativo
Does investment in surface transport cause economic growth?: a quantitative study
Authors: Silva, Francisco Gildemir Ferreira da
Martins, Francisco Giusepe Donato
Rocha, Carlos Henrique
Araújo, Carlos Eduardo Freire
Assunto:: crescimento econômico
infraestrutura de transportes
teste de causalidade de Granger
economic growth
transportation infrastructure
Granger causality test
Issue Date: 2013
Publisher: Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
Citation: J. Transp. Lit.,v.7,n.2,p.124-145,2013
Abstract: O crescimento econômico de um país é alvo de estudos acadêmicos desde o início do século passado. Trabalhos seminais de Aschauer (1989a-d) estudou a relação crescimento vis a vis investimento público. Seguindo esta linha utilizando dos trabalhos de Balvir e Balbir (1984) e o teste de causalidade de Granger (1980), busca-se identificar, para o período 1950-2004 no Brasil, se investimentos em infraestrutura de transportes terrestres (ferroviário e rodoviário) causam crescimento e vice-versa. Como resultado, afirma-se que investimentos em ferrovia não movimentam a economia e que investimentos em rodovias, pelo menos para a década de 50, aumentaram de forma nominal o PIB, ou seja, movimentaram fortemente a economia. Os resultados indicam que investimentos em infraestruturas rodoviárias geram retorno para o crescimento do PIB mais cedo que investimentos em ferrovias.
Economic growth has been extensively studied in the literature since last century. Seminal papers of Achauer (1989a-d) investigated the relation between economic growth and government expenditure. In the same way and using the works of Balvir and Balbir (1984) and Granger Causality test (1980), we aim at identifying a relationship from investments in transportation infrastructure to GDP and vice-versa in the period 1950-2004 in Brazil. As a result, we confirm the hypothesis that investments in road infrastructure imply increasing the GDP and vice-versa, but railroad investments do not have effects on the economy. The results indicate that investments in road infrastructure imply faster returns in growth in GDP than railroad investments.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007
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