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Título : Identificação de necessidades de informação e sua relação com competências informacionais : o caso da supervisão indireta de instituições financeiras no Brasil
Autor : Miranda, Silvânia Vieira
Orientador(es):: Tarapanoff, Kira
Assunto:: Tecnologia da informação
Recuperação da informação
Teoria da informação
Fecha de publicación : feb-2007
Citación : MIRANDA, Silvânia Vieira. Identificação de necessidades de informação e sua relação com competências informacionais: o caso da supervisão indireta de instituições financeiras no Brasil. 2007. 293 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumen : A presente pesquisa objetivou identificar as necessidades de informação (NI) e as competências informacionais dos supervisores indiretos de instituições financeiras no Brasil. O suporte teórico para pesquisa foi buscado nos Estudos de Usuários em Ciência da Informação; nos Estudos Organizacionais e nos estudos sobre Competências. Tomou-se como premissa inicial que a atividade estudada era baseada intensivamente em informações, e poderia ser abordada a partir de parâmetros relativos ao trabalho informacional. A epistemologia qualitativa guiou a pesquisa, e os métodos de investigação utilizados incluíram: a pesquisa documental; a entrevista; a observação participante; e o grupo focal de avaliação. Os resultados foram descritos de acordo com os construtos de pesquisa e com o projeto de coleta de dados: as NI dos profissionais de supervisão indireta no Brasil estão estreitamente ligadas às características situacionais de sua atividade, com ênfase no seu aspecto informacional e no uso intensivo de tecnologias de informação. As dimensões das NI (cognitivas, afetivas e situacionais) foram relacionadas às dimensões das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) desenvolvidas pelos profissionais estudados, e a fatores críticos de sucesso identificados na atividade. As características das necessidades NI influem nas competências desenvolvidas pelos profissionais em seus processos de trabalho e no desenvolvimento da competência essencial da atividade. O uso de diferentes contextos informacionais, a estreita ligação da atividade de supervisão indireta de IF com o ciclo da informação e com as tecnologias de informação indicaram que o uso de parâmetros informacionais para analisar essa atividade é pertinente. A descrição e análise dos resultados revelaram a importância da epistemologia qualitativa para proporcionar a construção de conhecimento durante todas as fases da pesquisa, pela sua característica de interatividade e pela sua postura construtivo-interpretativa. Foram identificadas algumas novidades com relação a resultados de outras pesquisas que utilizaram os mesmos métodos de coleta de dados revelando novos usos para o conjunto de técnicas escolhido. A análise também possibilitou conclusões de que uma nova síntese teórica pôde ser oferecida por meio dos construtos finais de pesquisa, das definições, das novas relações conceituais estabelecidas, e da abordagem teórico-metodológica utilizada. Os resultados apresentados puderam, assim, trazer contribuições no sentido de construir conhecimento em um tema carente de pesquisa acadêmica. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of the research was to identify information needs and competencies regarding the professionals of Off-site Supervision of Financial Institution in Brazil. The conceptual framework was obtained in Information Science (Information Needs and Uses studies), in Organization Studies, and in Competency Studies. The initial premise was that the activity studied was intensively based on information; therefore, it could be studied mainly using information work parameters. The qualitative epistemology was the methodological approach for the research, and the data collecting methods included: documental research, interviews, participant observation, and focus group. The results were described according to the research constructs and the data collection project: information needs of Off-site supervision professionals in Brazil were found heavily linked to the situational characteristics of their activity, mainly its informational aspect and the intensive use of information technology. The traits of information needs (cognitive, affective, situational) were linked to the traits of the competencies developed (knowledge, abilities, attitudes) by the professionals, and the critical success factors identified for the activity. The characteristics of information needs were found to have effect on the development of professional competencies on daily work processes and on the core competency of the activity. The use of several information contexts, and the close relationship between the activity and the information cycle and information technology expressed the appropriateness of using information parameters to analyze Off-site Supervision of Financial Institutions. The results and its analysis clarified the importance of the characteristics of qualitative epistemology approach used to guide the research: interactive and constructive-interpretative basis. They made possible to construct knowledge during all research process and come up with new conceptual constructions. The data collection process also provided some novelties related to other research findings that used similar methods, illuminating new outcomes for this set of data collection techniques. The analysis also provided the conclusion that a new theoretical synthesis could be offered by the set of research constructs, the definitions, the new conceptual relationships, and the methodological approach used during the research. This was considered a contribution to construct knowledge in a theme that lacks scientific research.
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2007.
Aparece en las colecciones: FCI - Doutorado em Ciência da Informação (Teses)

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