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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2821
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Title: Educação e partidos políticos : análise da concepção de cidadania em governos do Distrito Federal (1995-1998 e 2003-2006)
Authors: Dôres, Sônia Aparecida das
Orientador(es):: Gracindo, Regina Vinhaes
Assunto:: Política e educação - Distrito Federal (Brasil)
Partidos políticos - Distrito Federal (Brasil)
Educação e Estado
Issue Date: 21-Dec-2009
Citation: DORES, Sonia Aparecida da. Educação e partidos políticos: análise da concepção de cidadania em governos do Distrito Federal (1995-1998 e 2003-2006). 2007. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: Esse trabalho tem como objetivo abordar a concepção o de cidadania em Governos do Distrito Federal nos períodos de 1995/1998 e 2003/2006, por intermédio de ações do Executivo e do Legislativo local, enfocando o partido político em ação, quando esse esteve à frente do Governo do Distrito Federal e na composição parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa com um “olhar dialético” e a contradição como categoria de análise, em conjunto com a matriz analítica “o dito, o escrito e o feito”. A investigação empírica focalizou os períodos de 1995/1998 e 2003/2006, primeiramente com a análise dos escritos da Secretaria de Educação dos governos compostos majoritariamente pelo PT e PMDB e dos documentos doutrinários dos referidos partidos. E, em um segundo momento, a análise voltou-se para a posição dos dirigentes da Secretaria de Educação e dos deputados distritais, na Câmara Legislativa. A revisão da literatura partiu de quatro concepções de Estado e Cidadania: liberal, marxista, social-democrata e neoliberal. O Estado Brasileiro, seu contexto histórico, suas Constituições, legislação de educação nacional, bem assim, a inserção dos partidos políticos nessa conjuntura, também foi focalizada, para posteriormente, compreender a cidadania que se desenvolveu no DF, enfatizando a ação dos partidos políticos e as suas passagens pelo GDF, no Executivo e Legislativo. E para costurar todos esses pontos, tratou-se a relação entre educação e cidadania, discorreu-se sobre os elementos constitutivos da cidadania, apresentando a concepção de cidadania assumida nesse trabalho. As considerações finais procuram sintetizar as concepções de cidadania expressas nas práticas e ações políticas viabilizadas em cada um dos momentos históricos em evidência na pesquisa, destacando as contradições encontradas no movimento do real. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research intends to approach the concept of citizenship in the governments of the Federal District during the periods of 1995/1998 and 2003/2006, through actions taken by the local Executive and Legislative Powers, focusing on the political party in action, when it was ahead in the Federal District Government and the parliamentary composition of the Federal District Legislative Chamber. The methodology used in this essay had a qualitative approach showing a dialectic view and contradiction as the category of analysis, together with the spoken-written-done analytical matrix. The empirical investigation was done about the periods of 1995/1998 and 2003/2006, first with an analysis of the writings from the Educational Bureau during the government of Workers Party (PT) and Brazilian Democratic Moviment Party (PMDB) and their doctrinal documentation. Secondly, the analysis compared the Educational Bureau directors and District Congressmen’s position in the Legislative Chamber. To better understand the goal of this research, a literature revision was done concerning the four concepts of State and Citizenship: the Liberal, the Marxist, the Social-Democrat and the Neo-Liberal ones. The Brazilian State, its historical context, its Constitutions, National Educational Legislation, as well as the insert of political parties in this conjuncture were also focused to, afterwards, understand the citizenship developed in the Federal District, emphasizing the action of the political parties and their administration in the Federal District Government (GDF), either in the Executive and Legislative Branches. In order to gather all these points, two extra items have been created; one that deals with the relation between education and citizenship, and another one that flows over the citizenship constructive elements and draws the concept of citizenship taken in this research. The final considerations intend to abridge the concepts of citizenship expressed in the political actions and practices worked in each one of the historical moments in evidence in this research, distinguishing the contradictions found in the actual moment.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)
UnB - Brasília 50 anos

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