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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28002
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Title: Cursos preparatórios para a residência médica: visão dos estudantes de medicina
Preparatory courses for medical residency: students point of view
Authors: Silva, Silvana Marques e
Rosa, Viviane Fernandes
Brandão, Pedro Renato de Paula
Oliveira, Ana Carolina de
Oliveira, Paulo Gonçalves de
Sousa, João Batista de
Assunto:: Cursos
Internato e residência
Ensino
Courses
Internship and residency
Teaching
Issue Date: 2011
Publisher: Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Citation: Rev. Col. Bras. Cir.,v.38,n.5,p.349-354,2011
Abstract: OBJETIVO: Conhecer a opinião dos alunos do internato do Curso de Medicina da Universidade de Brasília sobre os cursos preparatórios para a residência médica. MÉTODOS: Aplicação de questionário padronizado aos alunos do primeiro ano do internato RESULTADOS: Participaram do estudo 67 dos 74 alunos (90,5%) dos dois primeiros semestres do internato. Dentre eles, 57 (85,1%) estão matriculados ou pretendem matricular-se em cursos preparatórios. Apenas 28,4% (19 alunos) acreditam que a participação nestes cursos atrapalhe as atividades do internato. A participação nos cursos preparatórios é considerada crucial para a aprovação nas provas de residência médica por 36 entrevistados (53,7%). Quando questionados quanto ao fator mais importante para a aprovação na prova de residência, 91,0% afirmaram ser o período de estudo teórico. Já quando o enfoque do estudo é a formação profissional, 92,5% reconheceram serem mais importantes as atividades desenvolvidas durante o internato. CONCLUSÃO: A maior parte dos alunos entrevistados considera que a participação em cursos preparatórios é importante para a aprovação nas provas para ingresso nos programas de residência médica e que esta participação não atrapalha as atividades do internato.
OBJECTIVE: To know the opinion of Medical interns, University of Brasilia on the preparatory courses for medical residency. METHODS: Application of a standardized questionnaire to students if the first year of internship. RESULTS: Sixty-seven of the 74 students (90.5%) of the first two semesters of internship participated. Among them, 57 (85.1%) are enrolled or intend to enroll in preparatory courses. Only 28.4% (19 students) believe that participation in these courses disrupt the activities of the internship. Participation in preparatory courses is considered crucial to the approval in the residency exams for 36 respondents (53.7%). When asked about the most important factor for the approval in the exams, 91.0% claimed to be the period of theoretical study. But when the focus of the study is professional training, 92.5% acknowledged the activities during the internship as the most important. CONCLUSION: Most students interviewed consider that participation in preparatory courses is important to be approved in the residency programs' admission exams and that this participation does not hinder the activities of the internship.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912011000500012
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