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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27536
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Title: Efeito do intervalo de recuperação entre séries de extensões isocinéticas de joelho em homens jovens destreinados
Effect of recovery interval between sets of isokinetic knee extensions among untrained young men
Authors: Celes, R
Bottaro, Martim
Veloso, J
Ernesto, C
Brown, LE
Assunto:: Torque
Fadiga muscular
Músculo quadríceps
Extensão de joelho
Issue Date: 2009
Publisher: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia
Citation: Rev. bras. fisioter.,v.13,n.4,p.324-329,2009
Abstract: OBJETIVO: Avaliar o efeito de dois diferentes Intervalos de Recuperação (IR) entre séries de extensões isocinéticas de joelho no Pico de Torque (PT) e no Trabalho Total (TT) em jovens destreinados. MÉTODOS: Dezoito homens (24,22±2,58 anos; 80,42±11,41 kg) realizaram três séries de 10 extensões isocinéticas com o joelho direito a 60° e 180°/s. O IR entre as séries foram de 1 e 2 minutos, contrabalanceados entre os dois dias de teste, separados por, no mínimo, 48 horas. A taxa de trabalho-recuperação foi de 1:3 e 1:6 para 60°/s e 1:6 e 1:12 para 180°/s. Os voluntários não participavam de programas de treinamento resistido há pelo menos 6 meses. A análise estatística foi a ANOVA de medidas repetidas 2 x 3 [IR (1 e 2 minutos) x série (1ª, 2ª e 3ª)]. O nível de significância foi a<0,05. RESULTADOS: Tanto 1 como 2 minutos não conseguiram manter o PT e o TT ao longo das três séries (p<0,05). Porém, a 60°/s, 2 minutos de IR possibilitaram um melhor PT e TT na segunda e na terceira série que 1 minuto (p<0,05). Já a 180°/s, 2 minutos só foi superior (p<0,05) a 1 minuto na terceira série para o TT. CONCLUSÃO: O estudo indicou que durante um protocolo de treinamento isocinético, homens jovens necessitam mais de 2 minutos para recuperar totalmente o PT a 60°/s, e totalmente o TT a 60° e 180°/s. Entretanto, uma melhor recuperação do PT pode ser alcançada com uma taxa de trabalho-recuperação de 1:12 a 180°/s.
OBJECTIVE: To assess the effect of two recovery intervals (RIs) between sets of isokinetic knee extension exercises on peak torque (PT) and total work (TW), among untrained young men. METHODS: Eighteen men (24.22±2.58 years; 80.42±11.41 kg) performed three sets of ten isokinetic extensions of the right knee, at 60° and 180°/s. The RIs between the sets were one and two minutes long, spread over two test days separated by a minimum of 48 hours. The work-to-recovery ratio was 1:3 and 1:6 for 60°/s, and 1:6 and 1:12 for 180°/s. The subjects had not participated in any resistance training programs within the last six months. The statistical analysis consisted of 2 x 3 repeated-measures ANOVA [RI (one or two minutes) x set (1st, 2nd or 3rd)]. The significance level was a<0.05. RESULTS: Neither one minute nor two minutes RIs maintained the PT and TW throughout the three sets (p<0.05). However, at 60°/s, two minutes RIs enabled better PT and TW in the second and third sets than one minute RIs (p<0.05). At 180°/s, two minutes RIs were only better (p<0.05) than one minute RIs for TW in the third set. CONCLUSION: This study indicated that, during an isokinetic training protocol, young men require more than two minutes of RI for full PT recovery at 60°/s and full TW recovery at 60°/s and 180°/s. However, better PT recovery can be attained with a 1:12 work-to-recovery ratio at 180°/s.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552009005000042
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