Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2727
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_MarcioAugustodeDeus.PDF2,24 MBAdobe PDFView/Open
Title: Estratégias de gerenciamento de banda IP/MPLS para o transporte eficiente de serviços integrados
Authors: Deus, Marcio Augusto de
Orientador(es):: Carvalho, Paulo Henrique Portela de
Barreto, Priscila América Solis Mendez
Assunto:: Redes de computação - protocolos
TCP/IP (Protocolo de rede de computação)
Issue Date: 15-Dec-2009
Citation: DEUS, Márcio Augusto de. Estratégias de gerenciamento de banda IP/MPLS para o transporte eficiente de serviços integrados. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: A integração de serviços em redes IP (Internet Protocol) é uma possibilidade de se atingirem ganhos de escala e também de gerar novos serviços. No entanto, este é também um grande desafio, pois a falta de modelos matemáticos comprovadamente eficientes e que exprimam coerentemente as características destas redes dificulta a utilização eficiente dos recursos de rede disponibilizados. Este trabalho propõe uma estratégia de gerenciamento de recursos de rede para aplicação em redes IP/MPLS. Para o desenvolvimento da metodologia são analisados os modelos de planejamento atuais e suas deficiências para a predição do tráfego multimídia. Com base na teoria de auto-similaridade estatística são realizadas análises de tráfego de forma a caracterizá-lo e verificar a possibilidade da utilização do modelo de tráfego auto-similar para o auxílio a novas configurações de recursos. Devido à grande variedade de aplicações que se utilizam dos mesmos recursos, também é proposta uma metodologia de separação de aplicações com o conceito de diferenciação e integração de serviços. Mostra-se neste trabalho que o conceito de engenharia de tráfego permite definir túneis MPLS que podem ser usados como infra-estrutura tecnológica para a separação eficiente de tipos de tráfegos. Propõe-se neste trabalho a associação desta infra-estrutura a um sistema de predição de tráfego de forma a obter melhores configurações de capacidade para uma rede de telecomunicações. É realizada uma comparação entre o modelo de controle de banda fixo e o modelo proposto de forma a verificar a possibilidade de aplicação direta em redes IP/MPLS de operadoras de telecomunicações. A metodologia proposta busca o atendimento de requisitos mínimos de qualidade e disponibilidade requeridos por tipo de serviço em um ambiente integrado. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
To use the network resources in the optimal efficiency one possibility is apply resource management policies that can be flexible and feasible as much as the time period can be. The converged networks are expected to deliver audio and video transmissions with quality as good as that of a circuit switching network. In order to make it possible, the network must offer a guarantee when it comes to bandwidth provisioning, delay, jitter and packet loss. These are the most important issues to solve in the IP/MPLS converged network.The provider backbones are the main mean of transport for all kind of applications with different behaviors which are aggregated in different links. The capacity planning becomes a hard task considering the multiple heterogeneous traffic sources such as video, voice, peer-to-peer applications and data file exchange, all with different QoS needs. The processes of traffic characterization and modeling are preponderant points of a feasible network project. A precise traffic modeling may allow the understanding and the best prediction model choice. In work a traffic generation and analysis will be done, after a characterization cycle will be done and applied to choose the best prediction model. This information will be returned to the network as a new bandwidth tunnels configuration. This will be start of a Service Provider IP/MPLS Backbone Bandwidth Management Strategies.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2007.
Appears in Collections:ENE - Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/2727/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.