Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26735
Files in This Item:
File SizeFormat 
a05v1451.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
781,99 kBAdobe PDF ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito???
Title: Uma análise avaliativa de atitudes de estudantes de ciências contábeis e dilemas éticos sob uma perspectiva de gênero, maturidade acadêmica e ambiente institucional
An evaluation analysis of attitudes of accounting students and ethical dilemmas under a perspective of gender, academic maturity and institutional ambient
Una análisis de la evalución de las actitudes de estudiantes de contabilidad y los dilemas éticos bajo una perspectiva de género, madurez académica y ambiente institucional
Authors: Lopes, Jorge Expedito de Gusmão
Ribeiro Filho, José Francisco
Vasconcelos, Marco Túllio de Castro
Pederneiras, Marcleide Maria Macêdo
Assunto:: Avaliação
Comportamento
Ética
Conhecimento
Evaluation
Behavior
Ethics
Knowledge
Evaluación
Comportamiento
El ética
Conocimiento
Issue Date: 2006
Publisher: Fundação CESGRANRIO
Citation: Ensaio: aval.pol.públ.Educ.,v.14,n.51,p.209-222,2006
Abstract: O objetivo deste trabalho científico foi de realizar uma investigação em torno do comportamento ético, em uma profissão que tem por cotidiano o vivenciamento de conflitos distributivos entre os mais diversos grupos de agentes econômicos. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a indutiva, tendo como conduta orientadora os procedimentos exploratórios, bibliográficos-documentais e quálito-quantitativos. Para alcançar os resultados delineados, foi utilizada a prova não-paramétrica de Kruskal-Wallis, uma alternativa ao teste ANOVA, que busca comprovar a hipótese de nulidade que K amostras provenham de relações grupais idênticas com relação à média. Conclui o estudo que, os preceitos da ética devem estar exaustivamente presentes durante todo o processo ensino-aprendizagem de construção do conhecimento formal e informal dos saberes do bacharel em Ciências Contábeis.
This article aims to accomplish an investigation around the ethical behavior, in a profession that studies the daily existence of distributive conflicts among the most several groups of economical agents. The methodology used in this research was the inductive, tends as guiding conduct the procedures exploratory, bibliographical-documental and qualitative-quantitative. To reach to the delineated results, the non-parametric Kruskal-Wallis proof, that was used an alternative to the test ANOVA, that looks for to prove the hypothesis K nullity to come from relationships group identical regarding the average. This scientific work concludes that the precepts of the ethics should be present exhausting during all the process teaching-learning of construction of the formal and informal knowledge of the bachelor in Accounting.
Este artículo apuntado estaba logrando una investigación alrededor de la conducta ética, en una profesión que tiene para el periódico la existencia de conflictos distributivos entre los más varios grupos de agentes baratos. La metodología usada en esta investigación era el inductivo, tiende como guiar la conducta los procedimientos exploratorio, bibliográfico-documentario y cualitativo-cuantitativo. Para alcanzar a los resultados delineados, el non-paramétrico de se usó Kruskal-Wallis corrigen, una alternativa a la prueba ANOVA que busca para demostrar la nulidad de K a la hipótesis para venir del grupo de las relaciones idéntico con respecto al promedio. Este trabajo científico concluye que los mandatos de las ética deben ser los agotando presentes durante todo el enseñanza-aprendizaje del proceso de construcción del conocimiento formal e informal del contable.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000200005
Appears in Collections:Uso interno - em processamento

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/26735/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.