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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26715
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Title: Estabilidades e mudanças em padrões familiares de crianças com problemas de comportamento exteriorizado
Stabilities and changes in family patterns of children's externalizing behavior problems
Authors: Dessen, Maria Auxiliadora
Szelbracikowski, Adriane Corrêa
Assunto:: família
crianças pré-escolares
problemas de comportamento exteriorizado
relações parentais
estresse parental
family
preschool children
externalizing behavior problems
parental relationship
parental stress
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Citation: Paidéia (Ribeirão Preto),v.16,n.33,p.71-80,2006
Abstract: A literatura sobre crianças com problemas de comportamento exteriorizado tem enfatizado a necessidade de descrever a origem e a evolução desses comportamentos. Este estudo visa comparar as continuidades e mudanças no perfil cognitivo, no estresse parental e na qualidade das relações familiares de crianças com problemas de comportamento exteriorizado. Participaram da coleta de dados sete crianças pré-escolares morando com ambos os pais biológicos, com a mãe e o padrasto ou com apenas um genitor. Foram aplicados testes de avaliação cognitiva às crianças e, aos genitores/padrastos, questionário, entrevista semi-estruturada e escala de estresse parental, em dois momentos, ao longo de um ano. Os resultados mostram que houve uma melhora no perfil cognitivo das crianças; alterações na percepção dos genitores/padrastos quanto às características das crianças, ao modo de vida e relacionamento familiar; e estabilidade nos índices de estresse parental. Para compreender melhor a evolução dos comportamentos exteriorizados é preciso implementar pesquisas longitudinais.
The literature on children's externalizing behavior problems has emphasized the necessity of describing the origin and evolution of this kind of behavior. This study aims to compare continuities and changes in children with externalizing behavior problems and their families emphasizing the child cognitive profile, parental stress, quality of family relationships. Seven preschool children who were living with biological parents, or the mother and stepfather, or just one parent were selected to participate. The data about cognitive evaluation was collected with children and a questionnaire, a semi-structured interview, a parental stress scale were administered to their parents, in two times in a year. The results show an improvement on the children's cognitive profile; changes in the parents'/stepfather's perception about children's personal characteristics, ways of life, and the quality of family relationships; and stabilities in the parental stress index. It is necessary to implement longitudinal research to better understanding the evolution of externalizing behaviors.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000100010
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