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Título: Desafios e possibilidades da interdisciplinaridade no ensino médio
Autor(es): Hartmann, Ângela Maria
Orientador(es): Zimmermann, Erika
Assunto: Interdisciplinaridade
Ensino médio
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Educação
Data de publicação: 2007
Referência: HARTMANN, Ângela Maria. Desafios e possibilidades da interdisciplinaridade no ensino médio. 2007. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Este estudo de caso examina o trabalho interdisciplinar de um grupo de professores de três áreas de conhecimento, envolvendo doze disciplinas diferentes, de uma escola pública do Distrito Federal. Fazendo uso de uma abordagem qualitativa, para estudar e descrever como ocorre a interdisciplinaridade na prática, a investigação utiliza procedimentos como o uso de questionários, observação participante, entrevistas individuais, grupos focais e análise documental. Os professores concebem a interdisciplinaridade, inicialmente, como uma integração entre disciplinas, mas não entre profissionais. À medida que o processo interdisciplinar evolui, eles percebem a importância de uma postura de abertura e diálogo em relação aos docentes de outras disciplinas, para que se realizem atividades integradas. A pesquisa constata que a interdisciplinaridade acontece, no início, por exigências curriculares e por influência dos exames externos, que pressupõem a sua existência. No entanto, ela ganha força na escola à medida que são alcançados resultados positivos. A análise mostra que o tema interdisciplinar escolhido deve ser suficientemente amplo para ser explorado por várias disciplinas e o processo necessita da mobilização e da interação entre os professores para que o trabalho tenha êxito. A interação que se estabelece entre os docentes amplia suas possibilidades de ação pedagógica. Entre os desafios a serem superados estão: o apego de alguns docentes ao seu trabalho individualizado, a falta de material pedagógico interdisciplinar e a dificuldade de perceber as conexões entre as disciplinas. Os ganhos associados a uma transição desde um trabalho individual e isolado para um trabalho coletivo e solidário caracterizam-se por um saber ser, um saber conhecer e um saber fazer interdisciplinar. Esses três fatores promovem o enriquecimento cultural e pedagógico dos profissionais. A pesquisa mostra que a coragem de inovar, o espírito de equipe, a liderança e o entusiasmo são essenciais para que o trabalho interdisciplinar seja construído. Além disso, é importante que a escola tenha um projeto pedagógico que enfatize todo ele a interdisciplinaridade, e que seja permeado por ela em todas as suas instâncias. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This case study examines interdisciplinary work developed by a group of teachers of three areas of knowledge and involving twelve different disciplines, in a public high school in the Federal District, Brasília, Brazilian capital. Adopting a qualitative approach as a means to study and to describe how interdisciplinary activities actually take place, the research uses questionaries, participant observation, individual interviews, focus groups and documents analysis. At first the teachers see interdisciplinary activities as integration among disciplines, but not among themselves as professionals. As the interdisciplinary actions make progress, they realize the importance of dialogue among teachers of various disciplines and areas of knowledge, so that integrated activities can be developed. The research shows that interdisciplinary activities take place at first because of curriculum requirements, and due to the influence exerted by external examinations such as entrance exams in Universities, which take for granted that students have interdisciplinary training. Interdisciplinary activities gain more strength in the school once their first positive results are obtained. The analysis made shows that any interdisciplinary subject must be actually wide enough to be worked in various disciplines and such a work needs an active cooperation and interaction among teachers in order to attain full success. The cooperation among teachers enhances their pedagogical possibilities. Among the challenges to be faced are the attachment of some teachers to their individual work; the lack of pedagogical materials adapted to interdisciplinary work, and the difficulty of some teachers to perceive connections among disciplines. Advantages associated to the transition from an individual and isolated work towards a collective and solidary work include knowing how to be, knowing how to know, and knowing how to do, in an interdisciplinary way. These three factors make the teachers’ cultural and pedagogical views get wider. The research shows that the courage to renew, the desire to cooperate, leadership and enthusiasm are essential tools in the development of interdisciplinary activities. The school must also define and adopt a pedagogical project which gives priority to interdisciplinary activities, in all its sections.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
Aparece nas coleções:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)
UnB - Brasília 50 anos

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