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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25277
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Title: A socioeducação e Direitos humanos : um estudo do projeto “A Arte do Saber”
Authors: Silva, Clawdemy Feitosa e
Orientador(es):: Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Assunto:: Medidas socioeducativas de internação
Direitos humanos
Socioeducação
Adolescentes
Issue Date: 24-Nov-2017
Citation: SILVA, Clawdemy Feitosa e. A socioeducação e Direitos humanos: um estudo do projeto “A Arte do Saber”. 2017. xiii, 172 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar o projeto de leitura – “A Arte do Saber” aplicado na Unidade de Internação de Santa Maria-DF (UISM) desde 2014, no qual por meio do incentivo à leitura, busca possibilitar autonomia, protagonismo juvenil e cidadania como proposta de reinserção social de medida socioeducativa em regime de internação, através de práticas educativas em direitos humanos e cultura de paz. Ao ter acesso aos referenciais teóricos para melhor compreensão do objeto, delimitamos aspectos conceituais, políticos e de normatizações sobre educação, direitos humanos, educação em e para direitos humanos, cidadania e sobre a socioeducação por ser o ambiente de ação da Arte do Saber. A socioeducação tem sido um tema recorrente em nossa sociedade brasileira, diversas violações de direitos humanos ocorrem aos adolescentes no cumprimento de medidas socioeducativas. O histórico das legislações internacionais e nacionais busca garantir os direitos da criança e do adolescente, cabendo, portanto, às medidas socioeducativas cumprirem seu papel na reinserção social. A metodologia foi consolidada na pesquisa qualitativa com procedimentos de análise documental do projeto, observações e entrevistas semiestruturadas com os socioeducandos, professores e socioeducadores da UISM. A pesquisa de campo ocorreu em outubro de 2016 a janeiro de 2017, e a análise dos resultados foi elaborada logo após a construção das informações. Após os resultados, as discussões, sob a luz do aporte teórico, foram selecionadas em quatro partes neste trabalho: Apresentação do projeto de leitura a Arte do Saber como proposta de reinserção social; Adolescentes e o projeto na UISM; Educadores em práticas educativas na promoção de cidadania; e, Socioeducadores na aplicação do projeto a Arte do Saber como cultura de paz e direitos humanos. Os resultados sobre o presente projeto - a Arte do Saber, possibilitaram novas reflexões e discussões em suas práticas pedagógicas pautadas numa educação em e para direitos humanos, de conscientização histórica e dialógica, para não intentar contra qualquer tipo de violação de direitos humanos e nesse sentido, impossibilite o processo de reinserção social.
Abstract: The presente work has as object analise the Reading Project – (The Art of Knowing” aply in the Internation Unity of Santa Maria (IUSM) since 2014, wich was by the incentive to Reading, search to enable autonomy, Young protagonism and cidadany as proposal of social reinsertion of social education step in internation regime, through educatives practices in human rights and Peace culture. By having acess to the theorics referencials to better compreension of the object, we delimit conceitual aspects, politics and form normatizations about education, human rights, education in and for human rights, cidadany and about the socioeducation for be the ambience of action from Art of Knowing. The social education has been a recurrent theme in our brazilian society, several violatins of human rights occur to the teenagers in the fulfilment of social education step. The historical of international and national legislations quest ensure the human rights of children and adolescentes, it is up, therefore, the social education step comply with your role in social reisertion. The methodology was consolidated in the qualitative research with procedures of documental analysis of the Project, observations and interviews semistructured with the social learners, professor and social educators from IUSM. The field research occurred in October 2016 to January 2017, and the analysis form the results was elaborated right after the informations collect. After the results and discussion in the light of theoretical framework , was selectiones in four parts in this work: apresentation Reading Project Art of Knowing as proposal of social reinsertion; Adolescents and the Project in the IUSM; Educators in educatives steps in the cidadany promotion; and, the social educators in aplication of the Project the Art of Knowing as Peace culture and human rights. After the results, the presente Project – the Art of Knowing, allows new reflections and discussions in pedagogical practices dictated in education in and for human rights, of awareness historic and dialogic, for doesn’t undertake against any kind of violation of human rights and in this direction, make it impossible the process of social reinsertion.
Resumen: El presente trabajo tiene como objetivo analizar el proyecto de lectura - "El Arte del Saber" aplicado en la Unidad de Internación de Santa Maria-DF (UISM) desde 2014, en el cual por medio del incentivo a la lectura, busca posibilitar autonomía, protagonismo juvenil y Ciudadanía como propuesta de reinserción social de medida socioeducativa en régimen de internación, a través de prácticas educativas en derechos humanos y cultura de paz. Al tener acceso a los referenciales teóricos para una mejor comprensión del objeto, delimitamos aspectos conceptuales, políticos y de normatizaciones sobre educación, derechos humanos, educación en y para derechos humanos, ciudadanía y sobre la socioeducación por ser el ambiente de acción del Arte del Saber. La socioeducación ha sido un tema recurrente en nuestra sociedad brasileña, diversas violaciones de derechos humanos ocurren a los adolescentes en el cumplimiento de medidas socioeducativas. El histórico de las legislaciones internacionales y nacionales busca garantizar los derechos del niño y del adolescente, por lo que las medidas socioeducativas cumplen su papel en la reinserción social. La metodología fue consolidada en la investigación cualitativa con procedimientos de análisis documental del proyecto, observaciones y entrevistas semiestructuradas con los socioeducandos, profesores y socioeducadores de la UISM. La encuesta de campo ocurrió en octubre de 2016 a enero de 2017, y el análisis de los resultados fue elaborado luego de la recolección de las informaciones. Después de los resultados y discusiones bajo la luz del aporte teórico, fueron seleccionados en cuatro partes en este trabajo: Presentación proyecto de lectura al Arte del Saber como propuesta de reinserción social; Adolescentes y el proyecto en la UISM; Educadores en prácticas educativas en la promoción de la ciudadanía; Y Socioeducadores en la aplicación del proyecto el Arte del Saber como cultura de paz y derechos humanos. Después de los resultados, el presente proyecto - el Arte del Saber, posibilita nuevas reflexiones y discusiones en sus prácticas pedagógicas pautada en una educación en y para derechos humanos, de concientización histórica y dialógica, para no intentar contra cualquier tipo de violación de derechos humanos y en Sentido, imposibilita el proceso de reinserción social.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:PPGDH - Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania (Dissertações)

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