Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25199
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_MapeamentoMundialTraducoes.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Mapeamento mundial de traduções do poema "The Raven" de Edgar Allan Poe : um estudo preliminar (1853-2017)
Autor(es): Vitoriano, Helciclever Barros da Silva
Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Gomes, André Luís
Assunto: Literatura comparada
Poesia americana
Tradução
Data de publicação: 2017
Editora: Helciclever Barros da Silva Vitoriano
Referência: VITORIANO, Helciclever Barros da Silva; KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; GOMES, André Luís. Mapeamento mundial de traduções do poema "The Raven" de Edgar Allan Poe: um estudo preliminar (1853-2017) [recurso eletrônico]. Brasília: Helciclever Barros da Silva Vitoriano, 2017. 516 p. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B8_juv6houVqTm8zVzNaVHJHT1U/view>. Acesso em: 03 nov. 2017.
Resumo: O objetivo deste pequeno livro é contribuir para uma atualização de longa tradição que vem catalogando e contrastando as traduções do poema mais importante de Edgar Allan Poe, “The Raven” (1845). O presente estudo localizou centenas de traduções em variadas formas poéticas e perspectivas de tradução, algo que ultrapassa e desafia o entendimento sobre as orientações históricas, políticas, ideológicas e estéticas presentes em diversos países que contam com traduções do corvo poeano. A conclusão mais importante desse estudo é que muito provavelmente “The Raven ” de Edgar Allan Poe é o texto poético mais traduzido do mundo, contando ao menos 700 traduções ao redor do mundo, algo que trasmigra com enorme potencial simbólico e cultural para outros campos artísticos, o que sugere muito fortemente ser este também o poema mais seminalmente intermidiático da história. Ademais, propõe-se com esta pesquisa um convite para a ampliação das formas de aproximação desse riquíssimo material de tradução poética.
Informações adicionais: O teor deste livro foi comunicado em forma de artigo científico resumido e será publicado na Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades (XX Congresso Internacional de Humanidades), ocorrido na Universidade de Brasília nos dias 17 a 20 de outubro de 2017. Cf. Disponível em: http://unb.revistaintercambio.net.br/sys/principal/lo18C.php?pag=;revistaintercambioA;paginas;index. Acesso em: 22 out. de 2017. Dois quadros de informações sobre a relação do poema “The Raven” com as artes e especificamente com o cinema também foram apresentados por Helciclever Barros da Silva Vitoriano na de forma de Comunicação Oral e submetido como artigo de Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens: Novas topografias textuais da Universidade de Passo Fundo/RS de 4 a 6 de outubro de 2017, no bojo do artigo de minha autoria “O Nevermore sobrevive: uma releitura cênico-fílmica de Paulo Biscaia Filho”. Cf. Disponível em: http://www.upf.br/_uploads/Conteudo/jornada/seminario-internacional/relacao-comunicacoesconfirmadas-27-09-2017.pdf. Acesso em: 16 out. 2017.
Licença: Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercialSemDerivações 4.0 Internacional. A referida Licença não se aplica às traduções em domínio público que foram dispostas como anexos desta obra.
Aparece nas coleções:TEL - Livros e capítulos de livros



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.