Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25186
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PoeticaCantadaInvestigacao.pdf389,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A poética cantada : investigação das habilidades do repentista nordestino
Autor(es): Sautchuk, João Miguel Manzolillo
Assunto: Poética
Repentes (Música)
Cantadores populares
Repentistas
Data de publicação: Jun-2010
Editora: Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia
Referência: SAUTCHUK, João Miguel Manzolillo. A poética cantada: investigação das habilidades do repentista nordestino. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, v. 35, p. 167-182, 2010. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1651/1277>. Acesso em: 19 out. 2017.
Resumo: A cantoria, também conhecida como repente, é uma arte poético musical comum no Nordeste brasileiro, bem como em locais que receberam grandes contingentes de migrantes nordestinos, como São Paulo e o Distrito Federal1 . Seus poetas são chamados de cantadores, repentistas ou violeiros, e atuam sempre em duplas, alternando-se no canto de estrofes compostas sob regras bastante rígidas de rima, métrica e coerência temática. Sua característica fundamental é o improviso, ou seja, a criação dos versos no momento da apresentação. A capacidade de sustentar o diálogo poético em apresentações que podem durar horas, respondendo às estrofes do parceiro e a pedidos dos ouvintes, é o aspecto mais intrigante e encantador dessa arte. Trato aqui justamente das habilidades, métodos e estratégias da criação poética na cantoria e investigo o ritmo poético incorporado como o principal fundamento prático desses poetas.
Licença: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não-comercial 4.0 Não Adaptada. Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1651/1277. Acesso em: 19 out. 2017.
Aparece nas coleções:DAN - Artigos publicados em periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.