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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25184
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Title: A especialização em bioética da Universidade de Brasília : estudo de caso das quinze primeiras edições
Other Titles: The specialization in bioethics at the University of Brasilia : a case study of the first fifteen editions
Authors: Maluf, Fabiano
Manchola Castillo, Camilo Hernán
Garrafa, Volnei
Assunto:: Bioética
Ensino
Educação
Formação profissional
Issue Date: 2015
Publisher: Sociedade Brasileira de Bioética
Citation: MALUF, Fabiano; MANCHOLA CASTILLO, Camilo Hernan; GARRAFA, Volnei. A especialização em bioética da Universidade de Brasília: estudo de caso das quinze primeiras edições. Revista Brasileira de Bioética, v. 11, n. 1-4, p. 98-114. 2015. Disponível em: <https://bioetica.catedraunesco.unb.br/wp-content/uploads/2017/06/RBB_2015_E.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2017.
Abstract: O presente artigo tem como objetivo realizar um resgate histórico das quinze edições do curso de especialização em bioética da Universidade de Brasília, descrevendo e analisando criticamente a estrutura bem como os conteúdos programáticos abordados, o perfil e número de alunos e os temas trabalhados nas monografias. O curso tem como característica principal trabalhar uma bioética crítica, politizada e socialmente engajada, em oposição a uma bioética horizontalizada, meramente descritiva e neutral. Ao adotar e incorporar os princípios da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos por meio da prescrição contida no Core Curriculum da Unesco, o curso não se restringe a analisar somente as questões sanitárias e educacionais, a interpretar as questões epidemiológicas e ambientais, mas propor e desenvolver mecanismos de intervenção capazes de definir novas frentes de pesquisa no campo biotecnocientífico, na formação de pessoal e no papel do Estado na proteção de seus cidadãos, principalmente os mais vulneráveis.
Abstract: This article aims to conduct a historical review of the fifteen editions of the specialization on bioethics at the University of Brasilia describing and critically analyzing its structure and syllabus, the profile and number of students, and the themes discussed in the final papers. The course presents a critical, politicized and socially engaged bioethics that opposes to a merely descriptive and neutral vision of this field. By adopting and incorporating the principles of UNESCO’s Universal Declaration on Bioethics and Human Rights contained in the UNESCO’s Core Curriculum, the course is not restricted to the analysis of health and educational issues, or to the interpretation of epidemiological and environmental issues, but to the proposal and development of intervention mechanisms that are able to define new research lines in the biotechnoscientific field, in the professional training and in the state’s role in protecting its citizens, especially the most vulnerable.
Licença:: Revista Brasileira de Bioética - A SBB estimula e autoriza a reprodução total ou parcial por todos os meios, desde que citada a fonte. Fonte: https://bioetica.catedraunesco.unb.br/wp-content/uploads/2017/06/RBB_2015_E.pdf. acesso em: 10 ago. 2017.
Appears in Collections:DSC - Artigos publicados em periódicos
UnB - Direitos Humanos

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