Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24923
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FátimaDeMacedoMartins.pdf17,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Saint-Hilaire em Goiás : ciência, viagem e missão civilizatória
Autor(es): Martins, Fátima de Macedo
Orientador(es): Derntl, Maria Fernanda
Assunto: Paisagens geográficas
Goiás (Estado) - história
Saint-Hilaire, Auguste de, 1779-1853 - crítica e interpretação
Data de publicação: 31-Out-2017
Data de defesa: 5-Jul-2017
Referência: MARTINS, Fátima de Macedo. Saint-Hilaire em Goiás: ciência, viagem e missão civilizatória. 2017. 252 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho propõe uma leitura do discurso do naturalista viajante Auguste de Saint-Hilaire sobre as paisagens de Goiás a partir da análise do livro Voyage aux sources du Rio de São Francisco et dans la province de Goyaz publicado na França em 1848 e no Brasil em 1937. A análise busca interpretar as representações construídas por Saint-Hilaire em sua narrativa sobre Goiás, estabelecendo relações com a produção da história natural e destacando a elaboração de um projeto civilizatório que tem entre suas prerrogativas o confronto com o “outro”. Pretende-se mostrar como as definições sobre Goiás veiculadas por Saint-Hilaire colaboraram para construir uma imagem de “vazio” e decadência da província. A principal documentação primária da pesquisa foram os originais da obra do naturalista em edição fac-símile da Biblioteca Nacional de Paris, em cadernetas de campo e correspondência encontradas nas bibliotecas do Museu Nacional de História Natural de Paris. A análise dessas fontes apoia-se em estudos relacionados com as viagens e literatura de viagens no período de meados do século XVIII ao início do XIX. Desse modo, trata-se de revelar um olhar que não foi construído apenas a partir da especificidade da cultura goiana, mas entrelaça valores culturais e determinações científicas para constituir uma missão civilizatória.
Abstract: Ce travail propose une lecture du discours du naturaliste Auguste de Saint- Hilaire sur les paysages de l’État de Goiás à partir de l’analyse du livre Voyage aux sources du Rio de São Francisco et dans la province de Goyaz, publié en France en 1848 et au Brésil en 1937. L’analyse a pour but interpréter les représentations construites par Saint- Hilaire dans son récit sur Goiás, en établissant une relation avec les productions de l’histoire naturelle et en mettant en relief l’élaboration d’un projet civilisateur, ayant parmi ses prérogatives la confrontation avec l’autre. Nous avons l’intention de démontrer comment les définitions de Goiás, vehiculées par Saint- Hilaire, ont contribué à la construction d’une image de vide et de décadence de cette province. Le principal document primaire de la recherche sont les écrits originaux de l’oeuvre du naturaliste en édition fac-similé de la Bibliothèque Nationale de Paris, les cahiers de recherche et les courriers trouvés dans les bibliothèques du Musée National de l’Histoire Naturelle de Paris. L’analyse de ces sources s’appuie sur des études relatives aux voyages et à la littérature de voyage du XVIIIème au début du XIX ème siècles. Ainsi, il s’agit de faire dévoiler un regard construit non seulement à partir de la culture de l’état de Goiás en particuler, mais à travers l’entrelacement des ses valeurs culturelles et des déterminations scientifiques pour y mettre en place une mission civilisatrice.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FAU - Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (Teses)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.