Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24906
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_FilipeGouveiaCavalcante.pdf923,47 kBAdobe PDFView/Open
Title: O uso de experimentos demonstrativo-investigativos no ensino de Termoquímica
Authors: Cavalcante, Filipe Gouveia
Orientador(es):: Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto:: Ensino de ciências - experimentação
Aprendizagem
Termoquímica
Ciências - estudo e ensino
Issue Date: 31-Oct-2017
Citation: CAVALCANTE, Filipe Gouveia. O uso de experimentos demonstrativo-investigativos no ensino de Termoquímica. 2017. 77 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo investigar o emprego de experimentos demonstrativo-investigativos para a aprendizagem de conceitos termoquímicos. A realização de experimentos demonstrativo-investigativos pode facilitar a apropriação de conceitos científicos por parte dos alunos. A seleção dos experimentos, como também a estruturação do roteiro experimental, teve como fundamentação as proposições de Silva, Machado e Tunes (2010), que trazem um novo olhar acerca da experimentação e o seu papel durante a aprendizagem em Ciências. A metodologia pensada para esse trabalho tem aspectos qualitativos e a sua coleta de dados se deu por meio de perguntas abertas para levantamento das concepções prévias dos alunos sobre o conteúdo, e, com a realização de perguntas para avaliação da aprendizagem após a realização de oficinas experimentais. As oficinas foram organizadas em um módulo de ensino orientado para professores, configurando a proposição dessa pesquisa. A partir da utilização dos experimentos demonstrativo-investigativos perceberam-se melhorias no aprendizado de conceitos termoquímicos.
Abstract: The objective of this work was to investigate the use of demonstrative-investigative experiments for the learning of thermochemical concepts. The realization of demonstrative-investigative experiments can facilitate the appropriation of scientific concepts by the students. The selection of the experiments as well as the structuring of the experimental script was based on the propositions of Silva, Machado and Tunes (2010), which bring a fresh look about experimentation and its role during science learning. The methodology designed for this work has qualitative aspects and its data collection was done through open questions gathering of previous conceptions of students about the content and with the realization of questions to evaluate the learning after the realization of workshops experiments. The workshops were organized in a teacher-oriented module configuring the teaching proposal of this research. From the use of the demonstrative-investigative experiments improvements in the learning of thermochemical concepts were noticed.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/24906/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.