Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2479
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_Javier Andres Garcia Alfaro.pdf2,2 MBAdobe PDFView/Open
Title: Projeto de antena otimizada para realização de testes de compatibilidade eletromagnética em automóveis
Other Titles: Optimization design of antenna used in a automotive electromagnetic compatibility tests
Authors: Alfaro, Javier Andres Garcia
Orientador(es):: Menezes, Leonardo Rodrigues Araújo Xavier de
Assunto:: Eletromagnetismo
Algoritmos genéticos
Antenas (Eletrônica)
Câmara anecóica
Engenharia elétrica
Issue Date: 4-Aug-2006
Citation: ALFARO, Javier Andres Garcia. Projeto de antena otimizada para realização de testes de compatibilidade eletromagnética em automóveis. 2006. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Abstract: Frente aos vários avanços tecnológicos envolvidos na construção de automóveis e os diferentes fenômenos eletromagnéticos existentes, a análise de Compatibilidade Eletromagnética em equipamentos eletrônicos torna-se importante. Este trabalho apresenta uma metodologia de projeto e otimização de antenas para realização de testes de compatibilidade eletromagnética em automóveis. Para tanto, é necessário considerar a distribuição do campo elétrico gerado pelas antenas dentro de uma Câmara Semi-Anecóica de pequeno porte. Esta situação é normal para as condições de teste em automóveis segundo normas internacionais. Ao longo deste trabalho são discutidos detalhes da implementação da antena otimizada. Complementarmente, são apresentados resultados práticos correspondentes às medidas realizadas na Câmara Semi-Anecóica dos laboratórios da FIAT. Destacam-se a comparação das medições efetuadas com a antena projetada, baseando-se no método de otimização dos Algoritmos Genéticos e antenas convencionais. Os dados adquiridos no laboratório são correlacionados com resultados obtidos em ferramentas de simulação eletromagnética. São discutidos diversos aspectos de desempenho, verificando os níveis de radiação disponíveis com cada antena, frente às exigências das normas internacionais. A correlação entre as medições e simulações realizadas, apresentou resultados bastante satisfatórios. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Considering the technological advances about vehicle construction and the different electromagnetic phenomena, the analysis of Electromagnetic Compatibility in electronic equipment becomes important. This work presents a methodology of design and optimization for antennas to be used in tests of automobile electromagnetic compatibility. Thus, it’s necessary to consider the distribution of the generated electric field by the antennas inside of a small size Semi- Anechoic Chamber. This is an ordinary situation for conditions of test in vehicles according to international standards. In this work, details about the implementation of the optimized antenna are discussed. As a complement, practical results corresponding to the measures made in the FIAT’s Semi- Anechoic Chamber laboratories are presented. Is standing out the comparison of the measurements carried out with the projected antenna, based on the Genetic Algorithms optimization method for conventional antennas. The laboratory obtained data are correlated with results gotten in electromagnetic code. Different aspects about code performance are discussed, verifying the available levels of radiation with each antenna regarding the requirements of the international standard. The correlation between the measurements and simulations presented satisfactory results.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2006.
Appears in Collections:ENE - Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/2479/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.