Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24741
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ PotentialRemoteSensing.pdf586,68 kBAdobe PDFView/Open
Title: O potencial de dados de sensoriamento remoto na fiscalização de obras públicas
Authors: Carvalho Júnior, Osmar Abílio de
Gomes, Roberto Arnaldo Trancoso
Guimarães, Renato Fontes
Assunto:: Sensoriamento remoto
Modelo digital de elevação
Obras públicas
Issue Date: 2016
Publisher: Tribunal do Contas da União
Citation: CARVALHO JÚNIOR, Osmar Abílio de; GOMES, Roberto Arnaldo Trancoso; GUIMARÃES, Renato Fontes. O potencial de dados de sensoriamento remoto na fiscalização de obras públicas. Revista do Tribunal de Contas da União, Brasília, ano 48, n. 137, p. 76-91, set/dez. 2016. Disponível em: <http://revista.tcu.gov.br/ojsp/index.php/RTCU/article/view/1381>. Acesso em: 24 jul. 2017.
Abstract: Este artigo analisa as potenciais aplicações de técnicas de sensoriamento remoto para a fiscalização e o monitoramento de obras de infraestrutura. Atualmente, existe uma ampla disponibilidade de dados de sensoriamento remoto provenientes de diferentes sensores e plataformas, constituindo uma fonte de informação rápida e útil para descrever a composição dos elementos presentes na superfície e as suas mudanças ao longo do tempo. O aprimoramento dos sensores remotos com o aumento da resolução espacial, temporal e espectral embarcados em diferentes plataformas (satélites, aeronaves e veículos aéreos não tripulados) tem ampliado as perspectivas de estudos e aplicações dos dados de sensoriamento remoto, incluindo-se o monitoramento de infraestruturas públicas em construção ou em concessões. A extração de modelos digitais de elevação a partir de sensores remotos também constitui um importante atributo para descrever as feições de obras de infraestrutura. Os estudos mais comumente encontrados na literatura são referentes às feições urbanas e rodovias, sendo ainda pouco relatado estudos sobre fiscalização e monitoramento de obras, o que consiste em amplo campo de pesquisa e inovação. Inúmeras técnicas de detecção de mudança têm sido propostas e avaliadas para diferentes ambientes e alvos, devendo em cada tipo de ambiente e alvo realizar comparações e análise de acurácia para definir o melhor procedimento a ser adotado. Pesquisas específicas para cada tipo de obra devem ser realizadas demonstrando o potencial real da detecção remota para a fiscalização em ambientes urbanos ou rurais.
Licença:: © Copyright 2016, Tribunal de Contas da União Permite-se a reprodução desta publicação, em parte ou no todo, sem alteração do conteúdo, desde que citada a fonte e sem fins comerciais. Informação obtida na folha da ficha catalográfica da edição completa da revista, endereço http://revista.tcu.gov.br/ojsp/index.php/RTCU/issue/view/68/showToc. Acesso em: 24 jul. 2017.
Appears in Collections:GEA - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/24741/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.