Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24737
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_CulturaPoliticaDemocracia.pdf536,51 kBAdobe PDFView/Open
Title: Cultura Política, Democracia e Hegemonia na América Latina
Authors: Castro, Henrique Carlos de Oliveira de
Assunto:: Hegemonia
Democracia
América Latina
Autoritarismo
Issue Date: 2011
Publisher: Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA) da Universidade de Brasília (UnB)
Citation: CASTRO, Henrique Carlos de Oliveira de. Cultura Política, Democracia e Hegemonia na América Latina. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre as Américas, Brasília, v. 5, n. 2, p. 79, 2011. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/1465/1098>. Acesso em: 6 out. 2017. doi: 10.21057.
Abstract: O artigo utiliza o conceito de Hegemonia de Antônio Gramsci para considerar dois paradoxos que a análise de Cultura Política aponta existirem na América Latina. Os dados analisados são oriundos de dois bancos de dados, o do World Values Survey e o da Encuesta Panamericana e apresentam um cenário regional de aceitação democrática concomitante a certo “saudosismo da ditadura” – conceito construído para demarcar o primeiro paradoxo, o da manutenção de valores autoritários entre a população latino-americana apesar de haver a defesa da democracia e dos seus procedimentos. O paradoxo teórico deste cenário ocorre, pois, embora a perspectiva da Cultura Política – inaugurada pela Ciência Política Estadunidense com o clássico “The Civic Culture: political attitudes and democracy in five countries” de Almond e Verba - consiga descrever o comportamento político dos latino-americanos, é insuficiente para explicar porque há na região uma institucionalização da democracia como forma e não como conteúdo. Seguindo a perpectiva gramsciana, inseriu-se a dimensão do poder e da sua disputa para problematizar a formação da opinião pública e dos valores políticos que legitimam esse formato de democracia apesar das especificidades sociais, econômicas e culturais da região.
Licença:: Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/1465/1098. Acesso em: 6 out. 2017.
DOI: https://dx.doi.org/10.21057
Appears in Collections:IPOL - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/24737/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.