Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24625
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_MariaLúciadaSilvaRosa.pdf4,14 MBAdobe PDFView/Open
Title: Recitais cênicos no CEP/EMB : proposta de uma abordagem interartística a partir de processos criativos
Authors: Rosa, Maria Lúcia da Silva
Orientador(es):: Mota, Marcus Santos
Assunto:: Artes cênicas - representação teatral
Produção artística
Criação (Literária, artística, etc.)
Stanislavski, Constantin, 1863-1938 - crítica e interpretação
Issue Date: 22-Sep-2017
Citation: ROSA, Maria Lúcia da Silva. Recitais cênicos no CEP/EMB: proposta de uma abordagem interartística a partir de processos criativos. 2017. 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: Neste trabalho de pesquisa procuro refletir sobre a minha experiência compartilhada com músicos/professores e estudantes de música, atores, bailarinos/dançarinos e iluminadores na criação de recitais cênicos no Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília desde 2003. A partir da reconstrução de dois processos criativos: Recital Cênico “Soirée de Madame Claudine” (2011) e Recital Cênico “Au Jardin de Madame Pauline” (2012), analiso os principais procedimentos utilizados tendo como referencial teórico estudos de dramaturgia teatral, dramaturgia musical, e trabalhos que tratam da música em abordagens interartísticas. Os princípios de Constantin Stanislavski aplicados nos estúdios-ópera e de outros encenadores são tratados neste contexto para subsidiar discussões acerca das contribuições, desafios e potencialidades do trabalho em conjunto de músicos e atores em processos criativos. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa baseou-se na revisão bibliográfica do tema proposto, em registros do meu acervo pessoal, em relatos próprios e relatos dos participantes dos processos criativos, professores colaboradores e diretores de ópera por meio de entrevistas.
Abstract: In this research I intend to reflect about my experience together with musicians/teachers and music students, actors, ballet dancers, dancers in general and illuminators for the creation of scenic recitals in the Center of Professional Education - Music School of Brasilia since 2003. From the reconstruction of two creative processes: Scenic Recital: “Soirée de Madame Claudine” (2011) and Scenic Recital: “Au Jardin de Madame Pauline" (2012), I analyze the principal proceedings used as theoretical reference, studies of theatrical dramaturgy, musical dramaturgy and works that deal with music in interartistic approaches. The principles of Constantin Stanislavski applied in opera-studios and other directors are used in this context to discuss about the contributions, challenges and potentialities of the common work of musicians and actors in creative processes. The methodology used to develop the research was based in the bibliographical revision of the theme, in registers of my personal records and in interviews of collaborating teachers and directors of opera.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/24625/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.