Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24604
Título: Processamento da informação em contexto multipartidário
Autor(es): Pereira Filho, Álvaro João
Orientador(es): Turgeon, Mathieu
Assunto: Voto - política
Eleições
Regimes políticos
Partidos políticos
Data de publicação: 20-Set-2017
Data de defesa: 12-Jun-2017
Referência: PEREIRA FILHO, Álvaro João. Processamento da informação em contexto multipartidário. 2017. 46 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A tarefa de escolher candidatos é complicada e é ainda mais quando esses contextos são mais complexos, como o multipartidário, que é regra em diversos países do mundo. Número de candidatos e a similaridade entre eles geram implicações em como os indivíduos processam tais informações e, consequentemente, escolhem. Utilizando de dados experimentais adquiridos através de um survey online, encontra-se que em cenários mais complexos, com maior número de candidatos e mais similaridade entre eles, o balanceamento entre o processamento on-line e memory-based é afetado, com a preponderância da segunda estratégia de processamento. Os resultados dos eleitores frente a esse cenário sugerem que esses contextos afetam nas atitudes, que mais imprevisíveis e fracas, e na capacidade de accountability do eleitorado, essencial para o próprio regime democrático.
Abstract: The task of choose candidates is already complicated and is even more when these contexts are complex, like the multiparty one, which is the reality on most countries in the world. Number of candidates and their similarities generate implications on how the individuals process the informations and, consequently, choose. Using a experimental data, provided by a online survey, I find that, in more complex cenarious with more candidates and similarities, the balance between the online processing and memory-based is affect, with preponderance of the second strategy of processing. In fact, the results suggest that these contexts affect voters’ attitudes, which is more unpredictable and weak, and the capacity of accountability, which is essential for the democracy.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IPOL - Mestrado em Ciência Política (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ÁlvaroJoãoPereiraFilho.pdf758,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.