Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24514
Título: O turismo e as políticas públicas no Município de Barra do Garças (MT) : condicionantes e perspectivas para o desenvolvimento do turismo endógeno no município
Autor(es): Brito, João Eduardo Sá Costa Moreira
Orientador(es): Beni, Mário Carlos
Assunto: Turismo - políticas públicas
Turismo sustentável
Data de publicação: 13-Set-2017
Data de defesa: 8-Mar-2017
Citação: BRITO, João Eduardo Sá Costa Moreira. O turismo e as políticas públicas no Município de Barra do Garças (MT): condicionantes e perspectivas para o desenvolvimento do turismo endógeno no município. 2017. 140 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente projeto apresenta como objeto de estudo Barra do Garças, em Mato Grosso. Distante 500 km da Capital, Cuiabá, hoje é a cidade mais estruturada e desenvolvida economicamente e politicamente na Região Araguaia. Considerando a realidade existente em Barra do Garças e seus recursos culturais, sociais, ambientais e econômicos, o projeto visou analisar as políticas públicas de turismo no Município e se existe hoje participação na tomada de decisão e construção de políticas públicas para o turismo local. Para a compreensão da realidade turística no Município, utilizou-se como estratégia metodológica a abordagem qualitativa como processo de reflexão e análise da realidade, mediante aplicação de questionários junto aos atores e grupos locais de Barra do Garças e do Poder Público Estadual. Com o decorrer da pesquisa foi possível observar que da maneira como o turismo é trabalhado hoje em Barra do Garças, mostra-se como um modelo de baixa participação local, com ações desconexas, o que têm trazido impactos diretos na organização e estruturação do turismo, sem planejamento participativo. Fica nítido que é preciso empreender o turismo com ações condizentes, ordenamento territorial, monitoramento de possíveis impactos ambientais e instrumentos para se alcançar o turismo sustentável, responsável, o que não vêm ocorrendo. A partir do momento em que o turismo no município venha a ser construído de modo integrador, planejado, como instrumento para fortalecer a participação efetiva dos agentes regionais, seu planejamento tem tudo para ganhar força e consolidar Barra do Garças no âmbito local, regional, nacional e também mundial.
Abstract: The present project presents as object of study Barra do Garças, in Mato Grosso. Distant 500 km from the Capital, Cuiabá, today is the most structured and economically and politically developed city in the Araguaia Region. Considering the existing reality in Barra do Garças and its cultural, social, environmental and economic resources, the project aimed at analyzing the public policies of tourism in the Municipality and if there is now participation in the decision making and construction of public policies for local tourism. For the understanding of the tourist reality in the Municipality, the qualitative approach was used as a process of reflection and analysis of the reality, through the application of questionnaires to the actors and local groups of Barra do Garças and the State Public Power. With the course of the research it was possible to observe that the way tourism is currently worked in Barra do Garças is shown as a model of low local participation, with disjointed actions, which have brought direct impacts on the organization and structuring of tourism, Without participatory planning. It is clear that it is necessary to undertake tourism with appropriate actions, territorial planning, monitoring of possible environmental impacts and instruments to achieve sustainable, responsible tourism, which have not been happening. Once the tourism in the municipality has been built in an integrated, planned way, as an instrument to strengthen the effective participation of regional agents, its planning has everything to gain strength and consolidate Barra do Garças at local, regional, national level And also worldwide.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:CET - Mestrado Profissional em Turismo (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JoãoEduardoSáCostaMoreiraBrito.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.