Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24497
Título: Os primeiros mestrandos da FAU-UnB : de um passado que não se construiu
Autor(es): Aliaga Fuentes, Maribel del Carmen
Orientador(es): Ficher, Sylvia
Assunto: Universidade de Brasília
Arquitetura moderna
Arquitetura e urbanismo - história
Narrativas históricas
Data de publicação: 12-Set-2017
Data de defesa: 8-Mai-2017
Citação: ALIAGA FUENTES, Maribel del Carmen. Os primeiros mestrandos da FAU-UnB: de um passado que não se construiu. 2017. [1790] f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta tese resgata parte da história do curso de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília no início dos anos 1960. Os trabalhos aqui apresentados fazem parte de um conjunto de dissertações apresentadas ao curso no período de 1964-65. A leitura atenta destes trabalhos permite identificar as visões da arquitetura proposta pelo curso, bem como as discussões pertinentes à época. O trabalho se concentra nos diversos temas propostos pelas dissertações, ora dialogando com os documentos, ora dialogando com as personagens em depoimentos e entrevistas. Trata-se de uma narrativa histórica que aborda as discussões desde a proposta de criação da UnB, em meados dos anos 1950, até a demissão coletiva por parte de docentes e instrutores - os mestrandos. A investigação insere nesta narrativa os arquitetos como personagens atuantes do contexto.
Abstract: This thesis recovers part of the history of the Graduate Program of The School of Architecture and Urbanism of The University of Brasilia in the early 1960s. The studies here presented are part of a group of graduate thesis defended in the Program during that period. This work focus on the diverse themes proposed by those graduate thesis, which sometimes dialogue with the documents, sometimes dialogue with the historic context. This is a historic narrative that approaches the discussions since the proposal for the creation of UnB in the late 1950s, until the collective dismissal of professors and instructors - the graduate students themselves. This investigation is inserted in the historic narrative, which considers the architects as active characters in the political and cultural context of the city.
Descrição: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FAU - Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MaribelDelCarmenAliagaFuentes.pdf64,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.