Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24487
Título: Terceirização no setor público : estudo de caso na Fundação Universidade de Brasília
Autor(es): Ferreira, Magda Carneiro
Orientador(es): Mollo, Maria de Lourdes Rollemberg
Assunto: Terceirização
Marx, Karl, 1818-1883 - crítica e interpretação
Precarização do trabalho
Mais-valia
Setor público - Brasil
Universidade de Brasília
Data de publicação: 12-Set-2017
Data de defesa: 7-Jul-2017
Citação: FERREIRA, Magda Carneiro. Terceirização no setor público: estudo de caso na Fundação Universidade de Brasília. 2017. 62 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A terceirização é vista como um contrato entre empresas onde uma das empresas, a empresa cliente, entrega a uma terceira funções internas que podem ser executadas por uma terceira. O presente estudo foca na terceirização de mão-de-obra de limpeza e vigilância, com um estudo de caso na Universidade de Brasília nesses dois setores. Para tanto se utiliza do instrumental de Marx, mais especificamente, do conceito de mais valia como base da formação do lucro, que consiste no principal objetivo da sociedade capitalista. Descobrimos que a terceirização é uma forma encontrada para aumento de extração de mais valia absoluta e mais valia relativa através da precarização do trabalho, com aumento da jornada, diminuição dos salários e aumento da rotatividade.
Abstract: Outsourcing is seen as an enterprise contract in which one of the companies, the client one, delivers to another company internal functions which can be performed by it. This study focuses on outsourcing of cleaning and surveillance labor and the case study aproached in this research takes place at Universidade de Brasília. For that it is used Marx' instrument, specially the concept plus value as a basis for profit formation, which is the main aim of capitalist society. We ascertain that outsourcing is a form to rise the absolute plus value and relative plus value through precarious work, using as main tools increased working hours, lower wages as well as turnover growth.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional em Economia, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:ECO - Mestrado Profissional em Economia - Gestão Econômica de Finanças Públicas (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MagdaCarneiroFerreira.pdf949,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.