Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24477
Título: Sistema tradicional de varejo de alimentos e sua importância para a segurança alimentar e nutricional : o caso do Distrito Federal
Autor(es): Leda, Luisa Corrêa
Orientador(es): Gomes Júnior, Newton Narciso
Assunto: Abastecimento de alimentos - Brasil
Segurança alimentar e nutricional
Desenvolvimento rural
Alimentos - consumo
Data de publicação: 12-Set-2017
Data de defesa: 9-Jun-2017
Citação: LEDA, Luisa Corrêa. Sistema tradicional de varejo de alimentos e sua importância para a segurança alimentar e nutricional: o caso do Distrito Federal. 2017. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho analisou o sistema tradicional de comercialização de alimentos. A contínua concentração do setor de varejo no Brasil a partir da década de 1960 vem modificando a forma de aquisição de alimentos nas cidades, a organização das cadeias de suprimento e o padrão alimentar da população, caracterizada por um processo de homogeneização. A pesquisa de campo originada desse cenário buscou compreender as potencialidades que o sistema tradicional de varejo de alimentos poderia apresentar para frear o processo de transição alimentar em curso e impulsionar a agricultura local ou regional. O trabalho está divido em três partes. Na primeira faz-se um resgate histórico do abastecimento alimentar no Brasil até os dias atuais. Na segunda, discute-se as consequências da transformação do sistema de varejo sobre a alimentação da população, sobre a organização da agricultura doméstica voltada ao abastecimento interno e sobre o arranjo de acesso aos alimentos na cidade. A terceira parte se debruça sobre a discussão da pesquisa de campo desenvolvida no Distrito Federal. Constatou-se que o sistema tradicional de varejo de alimentos apresenta capacidade de dinamizar a produção agrícola e a agroindústria local e regional e de diversificar alimentação da população, bem como os canais de abastecimento.
Abstract: This work analyzed the traditional food marketing system. The continuous concentration of the retail sector in Brazil since the 1960s has been changing the way of food acquisition in the cities, the organization of supply chains and the food standard of the population, characterized by a process of homogenization. Field research originated from this scenario sought to understand the potential that the traditional food retail system could present to curb the ongoing food transition process and boost local or regional agriculture. The work is divided into three parts. In the first one, a historical rescue of the food supply in Brazil up to the present day is discussed, the second one discusses the consequences of the transformation of the retail system on the organization of domestic agriculture and on the access to food in the city. The third part focuses on the discussion of field research developed in the Federal District. It was found that the conventional system of food retailing has the capacity to boost agricultural production and local and regional agroindustry and to diversify the population's food supply and supply channels.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FUP - Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LuisaCorrêaLeda.pdf3,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.