Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24450
Título: Construção de um modelo de avaliação do processo de assistência farmacêutica na atenção primária : uma ênfase ao processo de cuidado
Autor(es): Soares, Letícia Santana da Silva
Orientador(es): Galato, Dayani
Assunto: Assistência farmacêutica
Atenção primária à saúde
Farmacoterapia
Data de publicação: 11-Set-2017
Data de defesa: 5-Jul-2017
Citação: SOARES, Letícia Santana da Silva. Construção de um modelo de avaliação do processo de assistência farmacêutica na atenção primária: uma ênfase ao processo de cuidado. 2017. xii, 166 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O cuidado farmacêutico visa a prevenção e resolução de problemas relacionados à farmacoterapia por meio de serviços destinados ao paciente com objetivo de garantir o uso racional de medicamentos, a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Desta forma, a construção de um modelo de avaliação para o cuidado farmacêutico na atenção primária possibilita uma avaliação mais efetiva, pois serve como instrumento que define o que deve ser medido, bem como a contribuição deste nos resultados obtidos, facilitando a reflexão e a tomada de decisões. O objetivo desta dissertação é refletir sobre a avaliação do processo de cuidado farmacêutico na atenção primária por meio de percepções, objetos e abordagens usualmente utilizados na avaliação e indicadores. O trabalho se subdivide em três artigos: no primeiro temos a apresentação da percepção dos atores envolvidos na gestão e na avaliação da assistência farmacêutica sobre o processo de avaliação atual. No segundo artigo, é apresentada uma reflexão sobre objetos e abordagens avaliativos voltados para o cuidado farmacêutico na atenção primária; enquanto que o terceiro trata-se de uma revisão da literatura que apresenta indicadores usados na avaliação da assistência farmacêutica e propõe novos indicadores que podem ser usados neste processo. Os resultados desta dissertação apontam para lacunas que precisam ser revistas para melhorar a oferta de serviços relacionados ao o cuidado farmacêutico na atenção primária de modo que o efeito (resultado) seja percebido na qualidade de vida e nas condições clínicas do usuário, bem como nos recursos financeiros investidos pelo usuário ou sistema de saúde. Dessa forma torna-se imprescindível que a forma de se avaliar desenvolvida atualmente seja aprimorada de forma que os efeitos sejam avaliados, que o os indicadores sejam mais sensíveis e que haja o julgamento da intervenção por meio de métodos científicos (pesquisa avaliativa.
Abstract: Pharmaceutical care aims at the prevention and resolution of problems related to pharmacotherapy through services aimed at patients with the objective of ensuring the rational use of medicines, health promotion and disease prevention. Thus, the construction of an evaluation model for pharmaceutical care in primary care allows a more effective evaluation, as it serves as an instrument that defines what should be measured, as well as the contribution of this in the obtained results, facilitating reflection and decision making. The purpose of this dissertation is to reflect on the evaluation of pharmaceutical care process in primary care through perceptions, objects and approaches usually used in evaluation and indicators. This paper is subdivided into three articles: in the first one is presented the perception of the actors involved in the management and evaluation of pharmaceutical assistance on the current evaluation process. In the second article, is presented a reflection on objects and evaluative approaches for pharmaceutical care in primary care; while the third is a review of literature that presents indicators used in the evaluation of pharmaceutical care and proposes new indicators that can be used in this process. The results of this dissertation point to gaps that needs to be revised to improve the supply of services related to pharmaceutical care in primary care so that the effect (outcome) is perceived in the quality of life and clinical conditions of the user, as well as in the users’ or healthcare system’s resources. In this way it is imperative that the way of evaluating currently developed has to be improved so that the effects can be evaluated, the indicators can be more sensitive and the intervention judged by scientific methods (evaluative research).
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:PGCTS - Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LetíciaSantanadaSilvaSoares.pdf3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.